domingo, 20 de agosto de 2023

Entrega da Medalha DEPUTADO JOÃO BELLO DE OLIVEIRA FILHO deverá acontecer em Seminário que será realizado em novembro/dezembro.


A criação da Medalha Deputado João Bello de Oliveira Filho, deverá ocorrer em novembro/dezembro, será mais um marco importante para nossa região e o  reconhecimento a um dos maiores líderes que tem uma história de lutas e conquistas e assim, com esse registro, iremos enaltecer esse destacado e importante trabalho e através dessa iniciativa homenagear a todos que igualmente sonham, lutam e prosperam em toda a  região das 3 Divisas Vértice Sudeste(MG/RJ/ES) com seus trabalhos e iniciativas empreendedoras. 

Agradeço imensamente à toda família Oliveira essa outorga e autorização dessa criação da Medalha Deputado João Belo de Oliveira e que também é um destaque e reconhecimento desses à Rota do Café e Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira que criamos para valorizar e incrementar o desenvolvimento de toda a região. 

Essa Comenda, em sua 1ª Edição, será entregue em Solenidade e Seminário que serão realizados no Caparaó Parque Hotel que deverá acontecer em novembro/dezembro. Declara Francisco Cabral(Xyko Éocombatente) idealizador dessas iniciativas. 

Conheça alguns registros e detalhes da Biografia do Homenageado:

João Bello de Oliveira Filho nasceu em Porciúncula(RJ) em 20 de setembro de 1908 e faleceu em 2002 em Carangola. 

Foi prefeito da cidade de Carangola em 1951. Foi deputado estadual em Minas Gerais, durante o período de 1955 a 1979 (da 3ª até a 8ª legislatura na Assembleia Mineira), totalizando seis mandatos consecutivos, sendo que os três primeiros foram pelo PR e os demais pela ARENA. Ocupou a Secretaria de Estado do Trabalho, Ação Social e Desportos, durante o governo Aureliano Chaves.

Como Produtor Rural teve destaque e pioneirismo na criação de gado Jersey, porcos Pirapitinga. Além da produção de fumo e Cachaça Borboleta.

Sua biografia está destacada no  livro: João Bello, um político singular. 

João Bello participou ativamente da abertura da Estrada da Macieira. Ele tinha muito contato com o pessoal de Caparaó e trabalhou muito para a valorização do café da Zona da Mata. Hoje denominado Matas de Minas e Caparaó.

Foi também Vice- Presidente da Faemg e fazia parte da Comissão do Café. Sempre incentivador dessa força da região.



Com informações da Família Oliveira e Wilkipédia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário