quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Faria Lemos a Terra do Queijo, do Torresmo e das Cachaças é o berço natal do ator Benvindo Siqueira e de outros mais tantos ilustres filhos, ilustres, desse generoso lugar.




Faria Lemos. Sua maior riqueza é o seu povo e sua gente. Filhos ilustres que alçaram e alcançaram vôos altíssimos. 
Alcançaram grande sucesso e daqui guardam lembranças incontáveis da tenra infância. 


Texto do Ator Carangolense/Farialemense Benvindo Siqueira destaca suas origens e suas paixões.....

As Minhas Minas Gerais
Faria Lemos

Nasci em Carangola, na Região da Mata de Minas Gerais. Mas nasci lá porque não havia maternidade no distrito onde morávamos: Faria Lemos onde vivi meus primeiros 5 anos de vida..

Meu pai foi à região para montar fábricas de laticínios. Tombos, Espera feliz, Guaçuí, Porciúncula...

Mas Faria Lemos era um distrito avançado. Havia um cinema; estação de trem; loja maçônica...haviam também as trombas-dágua. Desabavam sobre a cidade numa enchente nunca vista. Tudo boiava. Lembro-me de ver da janela de casa bois e vacas arrastados pela enxurrada que somava-se ao Rio Carangola.

Mesmo sem chuva era comum bois e vacas perdidas entrarem por dentro da casa, para terror e pânico deste mineirinho assustado.

O Distrito tinha sua mendiga oficial: Maria-Pé-de-Boi. Uma pobre louca que servia de chacota às crianças que gritavam seu apelido enquanto ela corria atrás nos assustando.

Quando eu perdia o apetite minha mãe mandava-me à casa de algum empregado para almoçar. Eu amava esse momento, porque aí eu comia aquela comida que só mineiros sabem fazer: arroz, tutu, couve refogada, ovo caipira e angu.

Meu pai era vereador em Carangola e chefe político local. Do PSD, em oposição à UDN. A briga era feia, com assassinatos, atentados...por conta disso minha mãe andava com guarda-costas e muitas vezes assisti a tiroteios.Era a região dos chamados Botas-Amarelas. Certa vez , numa cidade próxima o PSD elegeu o prefeito, o Vice-Prefeito e fez o Juiz de Paz. A UDN matou os três. Tiveram que fazer novas eleições.

Mas falando em faroeste foi em Faria Lemos que fui ao cinema pela primeira vez na vida. Assisti um filme do caubói Hoppalong Cassidy, que vocês nem fazem idéia de quem seja. Rsss.

Naquele tempo as distâncias pareciam imensas...para irmos a Muriaé distante un 80 km levávamos sete horas de viagem. Feita muitas vezes num Ford bigode, com correntes presas aos pneus para vencer a lama das estradas de terra.

Do Rio para Faria Lemos usávamos o leito do trem noturno da Leopoldina Raillways, uma maria fumaça - todos os vagões em madeira - que tinha hora de partir do Rio, mas não tinha hora de chegar nas Gerais.

Hoje Faria Lemos chamada carinhosamente de Fariofá é município e tem o melhor carnaval da região mesmo sendo tão pequenina com seus 3.307 habitantes. (Censo de 2010).

Mas regrediu no tempo. Perdeu a linha de trem, o cinema... perdeu muito...quase tudo... e eu perdi suas goiabeiras e goiabadas, perdi o paraíso da primeira infância.

Bemvindo Sequeira


Fonte Rede Social FB Divulgação.


Republicação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário