domingo, 26 de julho de 2020

Estação de Tratamento de Esgoto da Vila do Cafarnaum em Faria Lemos continua desativada. Irresponsabilidade com o meio ambiente e a saúde da população.



Há 4 meses fizemos a denúncia que a Estação de Tratamento de Esgoto da Vila do Cafarnaum está parada, desativada e se degradando com o tempo. Sendo um descaso total da administração municipal em uma obra que poderia trazer inúmeros benefícios para o todo o município de Faria Lemos e nenhuma informação dos Poderes constituídos até então sobre o fato que vem ocorrendo e a denúncia. 
Estivemos à época no local e registramos. 
Agora, aos que afirmam que essa funcionou, apresentem apenas essas informações devidas: Laudo e licença de funcionamento. Quem é o técnico responsável que opera a ETE do Cafarnaum e os relatórios do funcionamento. Quanto foi tratado de esgoto no período de 2017 a abril de 2020? Também ninguém apresentou.
Queimaram 3 bombas. Como ouvimos dizer??? Tudo de uma vez???? Muita coincidência né. Pois então mandem arrumar e coloquem a ETE em funcionamento. Já se passaram meses dessa denúncia e nada de funcionar. 
A construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto na Vila do Cafarnaum em Faria Lemos poderia e muito contribuir com a melhoria da qualidade das águas do Ribeirão São Mateus e certamente com esse princípio foi construída e resolveria 80% da melhoria da qualidade das águas do complexo de cachoeiras do Ribeirão São Mateus e o saneamento está diretamente ligado à saúde e a qualidade de vida da população. 

Lembramos também que o município Sede de Faria Lemos não dispõe de tratamento de esgoto. Sendo o esgoto diretamente lançado no Ribeirão São Mateus. O serviço de tratamento de água é feito pela COPASA que tem sido objeto de inúmeras denúncias de água contaminada por lama e testes que indicaram excesso de cloro e contaminação. Sobre esses detalhes também nenhum esclarecimento e informação. 
Estariam preocupados com a saúde da população???  Pois nenhuma iniciativa até então. Colocamos nossas páginas à inteira disposição para esclarecimentos à população. 
Não precisa criar sites, blogs e convidar a outros a custos altos para divulgar. Teremos o maior prazer em informar. Como sempre fizemos. 
Vai a dica da cartilha da FEAM sobre o funcionamento de ETE.

http://www.feam.br/images/stories/arquivos/ETE%202.pdf

Em Minas Gerais, município que trata o esgoto sanitário e dispõe adequadamente o lixo amplia a arrecadação por meio do ICMS Ecológico – subcritério Saneamento Ambiental, de acordo com a Lei 13.803/00.


2 comentários:

  1. Infelizmente, uma obra de grande porte que a atual administração tem simplesmente desperdiçado, deixando de arrecadar tributos e o mais importante deixar de oferecer qualidade de vida no que tange ao meio ambiente. Lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Descaso com a saúde da população!

    ResponderExcluir