segunda-feira, 7 de novembro de 2016

MOVIMENTO SOS CASA DE CARIDADE DE CARANGOLA.

Em 2005 a Casa de Caridade de Carangola passava por sérios problemas financeiros. Segundo informações à época poderia fechar se nada fosse feito. 
Eu, então como Presidente da Câmara de Carangola, que sempre dizia que "a solução da saúde em Carangola não está em um volante de um carro", promovi uma reunião na Câmara com todos os vereadores, CISVERDE, Prefeitura(SMS) e com a Diretoria da CCC. Foi criado o MOVIMENTO SOS CASA DE CARIDADE DE CARANGOLA. União de esforços que deu muitos frutos até hoje e fez com que a História mudasse à partir de então.
Dali nos mobilizamos em Caravana por toda a região(Tombos, Faria Lemos, Pedra Dourada, Carangola, Espera Feliz, Caiana, Divino, Caparaó, Alto Caparaó, Orizânia, Fervedouro, São Francisco do Glória e Pedra Bonita) para unirmos forças e unimos. 
Nesse movimento, lá em Pedra Bonita, tem uma passagem muito especial (que sempre conto) ao me referir a esse movimento. Passagem essa que nos encheu de certezas que o Caminho certo estaria sendo trilhado. Um humilde Senhor, após ouvir nossas explanações sobre o Movimento SOS CASA DE CARIDADE DE CARANGOLA, pediu a palavra. Ele disse: "Oia moço. Eles arrumam vagas em Manhuaçu, Belo Horizonte e Juiz de Fora. Mas nos queremos é ir para Carangola, na Casa de Caridade,...., pois lá somos muito bem tratados" e até hoje eu me arrepio ao dizer isso e também nesse momento me arrepiei de emoção. Aquilo nos revigorou, nos encheu de certezas e alegria para seguirmos em frente e assim o fizemos. 
Com o apoio do saudoso amigo Flávio Menicucci eu consegui marcar uma Audiência com o então Secretário Estadual de Saúde Dr. Marcus Pestana. Após toda a mobilização fomos à reunião marcada no dia 13 de julho de 2005 e mesmo tendo gente agindo politicamente contra e com medo que "desse certo" a mobilização seguimos para BH. Lá o MOVIMENTO, que lotou os andares da SES, se reuniu com o Secretário e de lá saímos com a certeza que as soluções pedidas viriam e realmente vieram: A reforma do Centro Cirúrgico, a UTI NEO NATAL e a "manutenção dos 30% sobre o faturamento pelo atendimento à urgência e emergência" dentre tantas outras conquistas.
Os médicos da CCC, que por mim foram questionados na 1ª reunião na CMC, que: "estariam matando a galinha dos ovos de ouro. Pois a CCC passava por delicados problemas financeiros. Porém os médicos seriam os "ricos da cidade". Que eles colocassem a mão no bolso e ajudassem a CCC" e, desde então, assim o fizeram. Com isso a Medicina voltou a crescer. A CCC voltou a ser referência. As conquistas(reforma do Centro Cirúrgico, UTI NEO NATAL e outros) foram realizados. 
Relato isso, de desconhecimento de muitos,  a mais pura verdade dos acontecimentos. À época tivemos opositores desse movimento sim. Tentaram desmarcar a reunião quando viram a mobilização de toda a região: Alegando que não haveria espaço para receber a todos os Prefeitos, Secretários de Saúde, Vices Prefeitos, quase 100 vereadores da região, o CISVERDE e representantes da Diretoria e Administradores da CCC que se mobilizaram para ajuda nesse MOVIMENTO SOS CASA DE CARIDADE DE CARANGOLA. Teve também "gente" que não foi dizendo que não iria dar em nada e pelo contrário fomos atendidos, mesmo sem o espaço da SES, tendo ali sido plantadas as primeiras sementes e hoje colhidos os inúmeros frutos.
Cito essa passagem, não querendo louros, mas com tristeza com o "hoje" na Câmara de Carangola. Deixando de se unir e votar um projeto para o crescimento ainda maior desse importante complexo de saúde e isso muito nos entristece. 
Pois vivemos outros tempos administrativos na Casa de Caridade de Carangola. Os médicos colocando os seus patrimônios como garantias para compras de equipamentos e obras para um novo Hospital. As "coisas" acontecendo. A Casa de Caridade pensando e agindo para ampliar seus horizontes. 
Portanto faço um apelo aos Senhores Vereadores que à época viveram esse movimento, que estão lá e o podem confirmar. Assim como os demais. Que reflitam, apoiem e votem favoravelmente a esse importante projeto de doação do Terreno à Casa de Caridade de Carangola. Não procurem "pelo em ovo". Aprovem e cobrem do Executivo a sua realização imediata. Certamente daqui há 10 anos vocês estarão comemorando com alegria esse grande feito. Estarão marcados na história esses seus feitos. Vai por mim!!! 
Se ninguém souber ou quiser reconhecer. Não se importem. O que vale é a certeza do dever cumprido. O verdadeiro papel do político. Mudar e transformar para melhor nossa sociedade. Isso é que conta. Isso é que move e faz Carangola ir pra frente.

Francisco Cabral
Éocombatente
Presidente da CMC 2005/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário