Em livro, pesquisador convida a refletir sobre o valor da energia humana empregada na construção e manutenção do mundo moderno
Para o pesquisador teórico-conceitual Orquiza J.C., o ciclo de crescimento econômico atual coloca a humanidade em um estado de esgotamento e colapso ambiental sem precedentes. Afinal, existir nas médias e grandes cidades – segundo estimativas da ONU indicam, até 2050 mais de 70% da população mundial viverá em áreas urbanas –significa sucumbir a um modelo onde a produtividade existe como sinônimo de qualidade de vida.
De acordo com o estudioso, isso acontece porque a produção é colocada acima da exaustão necessária para atingi-la. E é exatamente para buscar uma maneira mais justa de valorar o esforço do trabalhador que ele provoca o leitor a analisar e reavaliar essa relação em O Preço da Vida: Seu trabalho, sua energia – o verdadeiro motor da economia mundial.
Para o autor, a necessidade de produzir bens e serviços atingiu níveis de dedicação extenuantes. O corpo humano gera e armazena energia a nível celular para se manter vivo e a emprega em qualquer atividade, desde a respiração até um dia completo de trabalho. Orquiza defende, então, que a essência da economia reside nessa força vital.
Ao longo de uma contextualização histórica e de explicações didáticas, ele traz atenção para como a jornada de trabalho moderna excede em muito os limites naturais do corpo humano – nossos ancestrais pré-históricos dedicavam, em média, apenas 1h30 a 2h por dia às práticas essenciais para a subsistência.
Diante disso, o autor questiona se o modelo de oito horas diárias de trabalho é biologicamente viável. A verdadeira sustentabilidade, seja ela ambiental ou fisiológica, pressupõe um sistema que dê espaço para a saúde e para o bem-estar, em vez de exigir uma priorização de exigências produtivas cada vez mais altas.
A obra é resultado da união de conceitos de filosofia, geopolítica, física e sociologia. Ao longo das páginas, o escritor abre espaço para debates acerca do ritmo insustentável da produção industrial moderna.
“Todos os dias, você negocia partes de sua própria vida para permitir o que chamamos de desenvolvimento econômico – esse é o preço invisível que todos pagamos” (O Preço da Vida: Seu trabalho, sua energia – o verdadeiro motor da economia mundial, p. 12)
Embasado em mais de uma década de pesquisa interdisciplinar, O Preço da Vida: Seu trabalho, sua energia – o verdadeiro motor da economia mundial conecta ciência e humanidade, propondo soluções para um futuro mais equilibrado.
O livro vai além de uma análise econômica e abre um novo horizonte para o entendimento do papel humano no mundo. É um convite à sociedade, educadores, economistas e formuladores de políticas públicas para repensar a forma como trabalho, energia e progresso são interligados.
---
Ficha técnica
Título: O Preço da Vida: seu trabalho, sua energia – o verdadeiro motor da economia
Autor: João Carlos Orquiza
ISBN: 978-65-01-24959-9
Páginas: 115
Preço: R$ 51,82
Onde encontrar: Amazon, Clube de Autores, Google Play Store
Sobre o autor: Enquanto aprofunda os estudos e Psicologia, Orquiza J.C. investiga a interseção entre ciência e economia, explorando como as estruturas biológicas humanas conectam-se à cultura, aos transtornos mentais e à sustentabilidade econômica global. Observador e pensador teórico-conceitual autodidata, é crítico das abordagens intervencionistas e comerciais na pesquisa científica. Publicou em revistas acadêmicas renomadas, incluindo um capítulo expandido do livro “O Preço da Vida, Seu trabalho, sua energia, o verdadeiro motor da economia mundial” e desenvolve modelos teóricos sobre a centralidade da energia humana na economia mundial.
Redes sociais do autor: Instagram | ResearchGate | Site
Nenhum comentário:
Postar um comentário