terça-feira, 3 de dezembro de 2024
Carangola tem novo CEP por logradouros. Saiba como pesquisar
Carangola tem novo CEP por logradouros. Saiba como você pode pesquisar por Bairros clicando a seguir
Dia de Doar: movimento global para estimular a generosidade
Hospital do Câncer de Muriaé promove ação do Dezembro Laranja com atendimento gratuito na Praça João Pinheiro
O Hospital do Câncer de Muriaé, da Fundação Cristiano Varella, convida a todos para o evento "Dezembro Laranja", que ocorrerá no dia 7 de dezembro, das 8h às 12h, na Praça João Pinheiro, em Muriaé.
Esta iniciativa visa promover a conscientização e prevenção ao câncer de pele, oferecendo atendimentos gratuitos com dermatologistas e serviços de saúde em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade.
Informações do Evento:
Data: 7 de dezembro de 2024
Horário: 8h às 12h
Local: Praça João Pinheiro, Muriaé
Serviços Disponíveis:
Atendimentos dermatológicos gratuitos
Distribuição de protetor solar
Orientações sobre prevenção ao câncer de pele
Para atendimento, é necessário apresentar o cartão do SUS e documento de identificação com foto.
Esta ação é uma parceria entre a Fundação Cristiano Varella e a Prefeitura Municipal de Muriaé, com o objetivo de intensificar a prevenção ao câncer de pele, especialmente no período de maior exposição solar.
segunda-feira, 2 de dezembro de 2024
Um banquete para degustar os sabores do mundo
O professor e psicanalista Everaldo de Deus publica livro com poemas, contos e crônicas que se aprofundam nos dilemas existenciais da vida em sociedade
Como o anfitrião do Banquete das Ideias, o escritor Everaldo de Deus primeiro organiza os pratos e talheres na mesa para depois trazer o prato principal. Ao invés de vir em um sousplat, a refeição chega aos leitores em forma de reflexões para alimentar a alma e provocar uma degustação diferente acerca do mundo.
Neste lançamento literário, o psicanalista reúne contos, crônicas e poemas para pensar sobre as diferentes experiências que atravessam as pessoas. Com um olhar para sentimentos inerentes da vida social e íntima, ele retrata a complexidade da percepção do tempo, a esperança de persistir mediante momentos difíceis, a solidão das despedidas e o desejo por descobertas.
Apesar de ser voltada para o público adulto, a obra evoca a imagem de um menino em diversos textos. Por meio da visão de uma criança, o autor mostra que, mesmo com o passar dos anos, ninguém nunca se livra completamente da infância. Essa fase permanece em todos, ainda que tentem distanciá-la ou ignorá-la no dia a dia.
Olho em direção ao lugar que não pisei e sinto falta de tudo que não tive, hoje, todas as minhas lembranças parecem esbarrar no meu deserto povoado pelos mesmos atores desconhecedores das mesmas cenas, que como sonâmbulas, marcham para finitude. Ó tempo cruel que brinca com os animais pensantes! Minha frágil imaginação já cansada, insiste enxergar a vibração da melodia que afugenta o menino pela mesma porta de outrora, com uma canção de ninar dos tempos que não voltam mais. (Banquete das Ideias, p. 72)
Everaldo de Deus introduz os pensamentos para permitir que os leitores caminhem sozinhos após a leitura. É um processo similar ao da educação, como ele afirma no livro. Também pedagogo, o autor defende que um aprendizado pode nascer das inquietudes íntimas e das experiências do cotidiano, não sendo restrito aos escritos de grandes estudiosos.
"A obra oportuniza reflexões sobre o cenário da vida real, com uma pitada de misticismo, e alimenta as gemas de inquietudes, além de proporcionar um diálogo com as ideias de uma criança dentro de um mundo de imaginação”, afirma o autor. Com mais de 40 reflexões compiladas, Banquete das Ideias permeia dores, felicidades, perdas e encantamentos comuns àqueles que tentam apreciar o mundo através das lentes da subjetividade.
FICHA TÉCNICA
Título: Banquete das Ideias
Autor: Everaldo de Deus
Editora: Appris
ISBN: 978-6525054483
Páginas: 112
Preço: R$ 46 (físico) | R$ 29 (e-book)
Onde comprar: Amazon | Appris Editora
Sobre o autor: Everaldo de Deus é professor, psicanalista clínico e escritor. Pedagogo com mestrado em Educação e especialização em Neuropsicopedagogia, é coordenador de curso de especialização da Uniepa. Na carreira literária, é poeta pela Academia de Letras do Brasil (ALB), participou de diversas antologias poéticas e agora lança o livro Banquete das Ideias.
Redes sociais do autor:
As dificuldades não são maiores que nossos sonhos e nossa vontade. Por isso celebramos e comemoramos as grandes conquistas de nosso trabalho. A Rota do Café e Cachaça é reconhecida e premiada lá fora e nós com isso fazemos muito mais por aqui. Com esses que nos permitem sonhar, criar e realizar.
2024. Um ano todo cheio de prêmios e reconhecimentos. A Rota do Café e Cachaça foi destaque. Comemoramos, celebramos, vibramos e agradecemos. Não tem sido fácil essa jornada. Mas os resultados são maiores que tudo e, portanto, as dificuldades não são maiores que nossos sonhos e nossa vontade. Por isso celebramos e comemoramos as grandes conquistas de nosso trabalho. A Rota do Café e Cachaça é reconhecida e premiada lá fora e nós com isso fazemos muito mais por aqui. Com esses que nos permitem sonhar, criar e realizar. Confiram os Destaques:
- No Site do Silvan Alves em Muriaé e região. Clique nos
links a seguir: https://silvanalves.com.br/site/?p=467486
- Destaque no SBT em Rede Nacional - Jornal do SBT BRASIL com Luísa
Nogueira, Play no Agro e Plata Digital no Programa CAFE BRASILEIRO. UMA PAIXÃO
MUNDIAL. - Clique no link para assistir a reportagem 1 no SBT Brasil: https://youtu.be/zvGXNIOCr_s?si=vtT435UGEouKTNMI
Clique no link para conferir a reportagem 2 no Jornal do SBT BRASIL:
https://youtu.be/WAOL56hH5p8?si=0vG665S8n1CU02AV
- Destaque na TV ZM de Muriaé com Gregório José e Luciana
Archete. - Clique no link a seguir para assistir a reportagem, a partir dos
40min e 25s, na TV ZM: https://www.youtube.com/watch?v=wdBLe1Qu5vg
Reiteradamente agradecer à Luísa Nogueira a participação e a divulgação do PLAY no AGRO na GLOBOPLAY e no Alterosa Rural essa grande reportagem sobre a Rota do Café e Cachaça. Clique no Link e à partir dos 7’42“assista mais essa grande reportagem que é destaque em 2 grandes Canais de Comunicação: - https://globoplay.globo.com/v/11432852/?s=0s
O registro também e agradecimento especial ao repórter Alessandro Boiah que destacou a Rota do Café e Cachaça maravilhosamente anteriormente e pioneiramente. Foi o primeiro a destacar em rede estadual e nacional.
Clique no link para conferir a reportagem: https://youtu.be/ZanhspXare4?si=hyZP5XYGyI45K8ha
Outros destaques importantes nessa nossa comemoração dos 10
anos da Rota do Café e Cachaça foram as publicações, participações e
divulgações:
- Jornal Mais OFF ROAD 4x4 em várias publicações e um
Destaque Especial comemorando os 10 anos https://maisoffroad.com/maisoffroad/ed241/index.html
- Revista da ANPAQ e
Jornal da ANPAQ na 31ª Expocachaça(2022) e na 33ª Expocachaça(2024)
- Convite e participação na RURALTUR – Feira Nacional de
Turismo em Venda Nova do Imigrante(ES) em 4 edições.
Outros Destaques Importantes:
- Prêmio Nacional de Turismo 2019 do Ministério do Turismo na Categoria Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo e o Desenvolvimento(habilitada)
- Lançamento da Conexão Aérea. Agilidade e conforto aos nossos participantes do Brasil e do mundo que nos prestigiam.
- Jornal Folha Esperafelicenze, Jornal Folha de Caiana, Jornal do Giro Porciúncula, Portal Caparaó, Oxigênio Revista, Revista e Site do Senar, Destaque Diário, Espírito Santo Notícias com Luciana Máximo, Jornal Semanal, Martins Soares On Line, Diversos Jornais, Sites e Blogs Regionais e inúmeras outras publicações.
- Prêmio de Embaixador da PAZ a Francisco Cabral(Xyko Éocombatente) pela sua obra e suas realizações. Conferido pela Paz da OMDDH - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DOS DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS – OMDDH.
- Lançamento do Selo Comemorativo dos 10 anos da Rota do Café e Cachaça. Uma parceria com os CORREIOS.
É maravilhoso ver esse reconhecimento lá fora pelo nosso árduo trabalho e pela nossa dedicação na promoção da região da Rota do Café e Cachaça. Esse reconhecimento e premiação refletem não apenas a nossa visão e o nosso empenho, mas também o impacto positivo que essas iniciativas tiveram no desenvolvimento e na promoção da região.
A criação da Rota do Café e Cachaça não só enaltece os aspectos culturais e turísticos locais, mas também fomenta a economia, gera oportunidades para a comunidade e fortalece a identidade da região. O reconhecimento e o prêmio são testemunhos do valor e da importância desse esforço contínuo e da nossa visão empreendedora e pioneirismo na região nas criações e realizações.
O nosso comprometimento em valorizar a cultura local, preservar tradições e impulsionar o desenvolvimento regional nos trouxe até aqui e esses reconhecimentos e o prêmios são, sem dúvida, nos servem como um estímulo para continuar esse trabalho significativo em prol da comunidade e do crescimento da região.
Obrigado aos gigantes que nos agigantam. Sonho que se sonha junto é realidade e obrigado a todos que participam e incentivam e nos permitem sonhar, criar e realizar. Colocando nossa região em destaque. Vem com a Gente. Destaca Francisco Cabral(Xyko Éocombatente)
Origem da Rota do Café e Cachaça
A Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira surgiu da ideia de unir uma aventura do off-road com a cultura do café e da cachaça na região das 3 Divisas (MG/RJ/ES) em torno do Parque Nacional do Caparaó. O evento comemorou seus 10 anos em 2024, promovendo o turismo rural sustentável, a economia solidária, o turismo de aventura e a agricultura familiar da região.
O destaque das belezas naturais da região, que abriga o 3º ponto mais alto do Brasil (Pico da Bandeira), aliado à produção de cachaça artesanal de alambique e cafés especiais premiados do Caparaó e Matas de Minas, foi o "gatilho" para essa ideia original.
Percurso e Atrativos
A Rota é dividida em 7 roteiros de aproximadamente 500 km cada, totalizando 3.500 km de percurso por estradas de terra em locais pitorescos. Ao longo do caminho, os participantes podem degustar as melhores cachaças artesanais de alambique e cafés especiais da região, além de conhecer a produção de derivados de cana, doces, artesanatos, queijos e embutidos.
A Rota do Café & Cachaça promove o desenvolvimento sustentável, gerando renda e oportunidades de trabalho através do turismo de aventura e gastronômico. Por seu valor histórico, cultural e turístico, o evento foi indicado, habilitado, divulgado e premiado nacional e internacionalmente.
Nos inspiramos nas obras e criações dos produtores de café e Cachaça e belezas naturais e isso foi fundamental para a criação dessa iniciativa de desenvolvimento desse projeto que visa promover a cultura do café e da cachaça na região das 3 Divisas (Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo), especialmente em torno do Parque Nacional do Caparaó e do Pico da Bandeira . A Rota foi concebida para unir turismo rural sustentável, aventura e valorização da produção local, com destaque para a cachaça artesanal, as belezas naturais e os cafés especiais da região.
Desde sua criação, a Rota tem se expandido e se consolidado como um importante destino turístico, atraindo visitantes específicos em experiências que combinam natureza, cultura e gastronomia. Sendo o maior projeto de turismo de toda a região. Com mais de 2000 participantes e mais de R$5.000.000,00 injetados na economia de toda a região.
Quer conhecer? Confiram os Roteiros Off Road de Destaque para 2025 e 2026. Atendendo as expectativas e a demanda de nosso público que nos prestigia, participa, incentiva e nos acompanha que é essa seguir. VEM COM A GENTE:
- Conexão Jalapão TO
- Conexão Serras Gerais GO
- Conexão Chapada dos Veadeiros GO
- Conexão Cânions e Serra do Rio do Rastro SC/RS
- Conexão Chapada das Mesas
- Conexão Serra da Canastra
- Conexão Estrada Real
- Conexão Rota Imperial
- Conexão Chapada Diamantina BA
- Conexão Bonito MS
- Conexão Transamazônica AM
- Conexão #ETudolouco– Sâo Thome das Letras, Luminárias e
Carrancas.
- Conexão Serra da Mantiqueira MG/RJ/SP
- Temos também a opção de Roteiros Personalizados: Você tem
um desejo de conhecer algum outro Roteiro? Nós preparamos e organizamos o
roteiro dos seus sonhos para você e o seu grupo.
🎯 🔆Aqueles
lugares maravilhosos. Aqueles
emocionantes rallies, passeios, expedições, trilhas e eventos ON e OFF
ROAD 4x2 e 4x4, que você vê na TV, a gente promove na mais diversas conexões
por todo o País e América do Sul. VEM COM A GENTE
Éocombatente Adventure - VEM COM A GENTE
Agência de Turismo Receptivo, Eventos, Divulgação,
Expedições e Aventuras.
Francisco
Cabral/Xyko Éocombatente
Empreendedor, Divulgador, Criador de Roteiros Turísticos e Criador
da Rota do Café e Cachaça e Criador do CAMINHO DA LUZ DIVINA.
Agente de Turismo Rural Senar - Matas de Minas.
🎯Quer conhecer e participar de
nossos Roteiros? Entre em Contato e Vem com a Gente! 📌📲🔍📌📲(32)984-887-230
🔍🔎@_vem_com_gente_
Viva cada experiência, aventure-se. Vem com a Gente🎯
Obs. Se você não tem veículo off road. Nós também temos a solução. Fazemos o seu transporte, nessas emocionantes aventuras, em veículo 4x4 com conforto e segurança.
Acidente na MG 111 Carangola a Tombos vitima o nonagenário produtor rural e fiscal aposentado José de Salles Abreu - "ZICO".
Acidente na MG 111 Carangola a Tombos vitima o nonagenário produtor rural e fiscal aposentado José de Salles Abreu - "ZICO".
Recentemente estivemos com essa grande amigo e primo ZICO duplo que é primo do lado da família Salles e Abreu e seus filhos. Que os céus derrame paz e tranquilidade a todos os amigos e familiares nesse momento de perda irreparável. SENTIMENTOS PROFUNDOS.
domingo, 1 de dezembro de 2024
JALAPÃO SÓ PARA AS MULHERES. Expedição JALAPÃO 2025 de 17 a 25/05/2025. Só para Mulheres. Vem com a Gente
JALAPÃO SÓ PARA AS MULHERES.
Expedição JALAPÃO 2025 de 17 a 25/05/2025. Só para Mulheres. Vem com a Gente
Pacotes diversos a todos os grupos. Desconto especial para grupos fechados. Junte o seu grupo, na data de suas disponibilidades e, Vem com a Gente(32)984-887-230
@vem_com_a_gente
PS.
Temos, para todos os grupos, de 29/03;a 06/04 a Conexão Jalapão 2025 para todos os grupos. Vem com a GenteCaminho da Luz Divina. Esse é o caminho. VEM COM A GENTE
Esse é o caminho. Caminho da Luz Divina é um roteiro turístico e movimento inter-religioso caracterizado como uma peregrinação, romaria, devoção, espiritualidade e fé religiosa do Santuário de Nossa Senhora da Natividade em Natividade(RJ), seu eixo principal, até o Pico da Bandeira no Parque Nacional do Caparaó com seu resplandecente nascer do sol, sua energia e luz esplendorosa que nos colocam e nos conectam bem próximos aos céus e ao infinito universo.
Com cerca de 222km e início em Natividade. Interligando Porciúncula, Tombos, Catune( Tombos), Queirozes ( Eugenópolis), Vieiras, Pedra Dourada , Cafarnaum e Faria Lemos , Carangola , Caiana, Espera Feliz, Caparaó , Alto Caparaó e o Pico da Bandeira.
Quer conhecer? CAMINHO DA LUZ DIVINA. Vem com a gente. (32)984887230
#peregrinação
#caminhada
#fé
#santuario
#picodabandeira
#offroad
#cavalgada
#pedal
#bike
#ciclismo
#4x4
#utv
#quadriciclo
#caminhodaluzdivina
Alô Irmandade Estradeira. Dias 06 e 07 de dezembro no 3º DIVINO MOTO FEST - Evento Raiz e o 5º Aniversário dos Inúteis MG. VAMOS ESTAR NA LOCUÇÃO DO EVENTO. DANDO AQUELA ACOLHIDA e RECEPÇÃO À IRMANDADE ESTRADEIRA. VEM COM A GENTE.
Alô Irmandade Estradeira. Dias 06 e 07 de dezembro no 3º DIVINO MOTO FEST - Evento Raiz e o 5º Aniversário dos Inúteis MG. VAMOS ESTAR NA LOCUÇÃO DO EVENTO. DANDO AQUELA ACOLHIDA e RECEPÇÃO À IRMANDADE ESTRADEIRA. VEM COM A GENTE.
O Show é da Irmandade Estradeira, das bandas tops do evento e a locução é XYKO ÉOCOMBATENTE - VEM COM A GENTE.
Vamos também estar celebrando os 6.0 do Xyko Éocombatente junto com a Irmandade Estradeira. Obrigado pela parceria e acolhida aos organizadores do 3º DIVINO MOTOFEST.
Hotel Sobre Rodas. Vem com a Gente. Nessa experiência incrível. Atenção Organizadores de eventos, festas, shows e exposições. Aqui está mais uma opção e grande solução para hospedagem de sua equipe, artistas e organizadores. Além de uma opção para os participantes. Temos opções e pacotes exclusivos para grupos.
Vem com a Gente.
Nessa experiência incrível.
Hotel sobre Rodas.
Roteiros Exclusivos e
personalizados.
Junte seu Grupo.
Vem com a Gente
Atenção Organizadores de eventos, festas, shows e exposições. Aqui está mais uma opção e grande solução para hospedagem de sua equipe, artistas e organizadores. Além de uma opção para os participantes. Temos opções e pacotes exclusivos para grupos. Vem com a gente 🔥
📞📞🔛Entrem em contato
(32)984887230 ou 984-444-962
@_vem_com_a_gente_
Rota do Café e Cachaça é novamente destaque no SBT BRASIL em Rede Nacional
sábado, 30 de novembro de 2024
Ambição, traição e mistérios no sertão nordestino
Escritora paraibana Maria do Carmo P. V. Leite explora mitos e ritos populares para retratar as agruras do povo sertanejo
Em uma pequena cidade do interior da Paraíba, o vento quente percorre as estradas de chão secas e empoeiradas. Neste cenário árido, vive Luiza, uma jovem de beleza estonteante que atrai os olhares cobiçosos dos homens e o desprezo das mulheres. Pobre e filha de coveiro, a protagonista de Sementes de rejeição – Frutos da perdição sonha com a vida longe do sertão: o plano é se tornar modelo, viver no Rio de Janeiro e escapar de um futuro marcado pela miséria. Porém, a ambição a levará por caminhos sombrios e traiçoeiros.
Nesta Leitura Coletiva, você acompanha a luta de Luiza paralela à de Abelardo, um jovem rico e filho de fazendeiro que abandonou tudo para morar na capital carioca. No Rio, ele mergulha no crime organizado e se torna um líder do tráfico de drogas. O enredo é enriquecido com personagens caricatos e lendas locais, como as aparições do homem de óleo e do homem de cal, que assustam os habitantes da fictícia Calqueira.
Ao combinar realismo fantástico e elementos psicológicos, Maria do Carmo Pereira Vale Leite retrata a dura realidade das pessoas que vivem no sertão. De forma crua e tocante, a autora aborda as mazelas de uma sociedade marcada pelo preconceito, hipocrisia e egoísmo.
Se você é fã da literatura regionalista de mestres como Ariano Suassuna e José Lins do Rego, vai se apaixonar por esta história! Assim como eles, a autora transforma a paisagem nordestina no elemento principal, com personagens profundos e cheios de humanidade, em um retrato fiel das raízes culturais – tudo ambientado num cenário que entrelaça o real e o imaginário.
Afinal, onde as lendas terminam e a realidade começa?
Descubra nesta Leitura Coletiva! Você pode ganhar Sementes de rejeição – Frutos da perdição para resenhar, debater com outros influenciadores e conhecer a autora em um encontro online. Basta inscrever o seu perfil literário pelo formulário:
Inscrições abertas até 6 de dezembro: https://forms.gle/TvsQJnF9vH361f1E6
Conheça a autora: Maria do Carmo Pereira Vale Leite é romancista, poeta, compositora, cronista e palestrante. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande, com mestrado pelo Instituto Superior de Brasília e doutorado pela Universidade do Paraná. Especialista em Tecnologia Educacional e Metodologia da Educação Superior, tem uma vasta carreira na educação paraibana. É membro da Academia de Letras e Belas Artes do Rio Grande do Sul e da Academia Internacional de Buenos Aires; e é autora de diversos trabalhos literários e educacionais, com forte atuação nas áreas de autoestima e motivação.
Instagram: @carminha.vale
Sucesso na escrita? 3ª autora mais lida do Kindle Unlimited Brasil compartilha métodos
Nesta entrevista, a escritora best-seller da Amazon com mais de 100 publicações, Mari Sales, explica a importância do hábito para ter uma carreira literária bem estabelecida
Muitos podem até dizer que livro não dá dinheiro no Brasil, mas Mari Sales reverteu essa lógica nos últimos seis anos, quando trocou a área de tecnologia da informação pela literatura. Escritora em tempo integral, ela já publicou mais de 100 obras na Amazon, é a 3º mais autora mais lida da plataforma Kindle Unlimited Brasil, tem parceria com uma editora, publicou títulos em versão de audiolivro e agora lança Rejeitada pelo Feérico.
Com um público fiel nas plataformas digitais e uma rotina de trabalho organizada, ela também auxiliar autores a se firmarem na carreira com o projeto “DesafioMariSales”. Baseada em uma metodologia conhecida na área da TI, ela adaptou conceitos para o processo de escrita literária se tornar mais eficiente, ágil e produtivo – isso tudo sem tornar os dias cansativos pelo excesso de atividades.
Leia a entrevista abaixo! Ela compartilha mais detalhes sobre a carreira e a importância de os profissionais da literatura ajudarem uns aos outros.
- Que diferenças você percebe quando escreve um romance de fantasia e um romance mais "realista"?
Mari Sales: O romance de fantasia me instiga a descrever mais o ambiente e as sensações, abusando das metáforas e da intuição do personagem. O nosso sexto sentido, a intuição, é pouco explorada e explicada nos romances reais, acaba por ser uma coincidência ou acaso. Mas, no romance de fantasia, é quase um superpoder. Também me deixo levar pelos instintos protetores do protagonista masculino, que poderia ser visto como excesso ou tóxico no romance realista.
- De onde vem sua inspiração para falar sobre o universo dos feéricos?
M.S.: Conheci o universo das fadas com a Saga Winx, na adolescência. Escrevi a história sobre um bruxo na Irlanda, Thorent, e estudei sobre a mitologia nórdica, que me instigou a conhecer mais sobre as fadas. Então, em 2023, eu me rendi aos feéricos com Sarah J Mass, na saga “Corte de Espinhos e Rosas”. Não só eles, como os mais variados universos de romantasias da atualidade, de autoras internacionais e nacionais, como “Corações Congelados” – Day Leitão e “Interion: As Crônicas de Júpiter” – Patrícia Criado.
- Atualmente você se dedica somente à escrita, mas chegou a atuar por muitos anos na área de TI. Foi uma decisão planejada? Como foi essa transição de carreira?
M.S.: Eu planejei conforme as oportunidades foram surgindo, algumas delas disfarçadas de “portas fechadas”. Eu me mudei de cidade em 2013, mudei de emprego e consegui tempo de sobra para ter um hobby. Nem me recordava mais, mas eu adorava ler e comecei a ler os livros que comprei mesmo sem ter tempo. Eu me encontrei nos livros de romance, devorei todos os meus físicos e muitos outros digitais, são mais de mil livros lidos desde 2013.
Ajudando um amigo virtual a publicar seu primeiro livro, que conheci na comunidade literária, percebi que eu também poderia fazer o mesmo. Trabalhando na TI, eu utilizei de texto já existente (tirei do meu diário de gestante) e publiquei “Completa: O Nascimento de uma mãe”, que também marca o nascimento da escritora, em junho de 2016. Em julho de 2018, eu fui demitida do meu emprego da TI e resolvi fazer a profissão de escritora dar certo, porque era mais gratificante estar no meio literário do que mexer com as linhas de código. Usei meus conhecimentos técnicos de Análise de Sistemas, minha criatividade e não me dei a opção B, só existia o dar certo na escrita.
- Você já conta com mais de 100 publicações na Amazon, e é a terceira autora mais lida do Kindle Unlimited Brasil. Como se planeja para manter sua produtividade?
M.S.: O segredo da constância é continuar, não importa a estação do ano que esteja ao seu redor, altos e baixos fazem parte. Desde julho de 2018, quando passei a me dedicar 100% para a escrita, publiquei todos os meses e escrevo na mesma proporção. É necessário ser empresária e artista de forma equilibrada. Busco autoconhecimento com estudos sobre terapia integrativa e criei o DesafioMariSales, um grupo de produtividade que tem atividades diárias, que não me deixa sair da linha (nem os autores que fazem parte).
- Com o projeto “DesafioMariSales”, você compartilha seus conhecimentos com outras escritoras. Na sua opinião, o quão importante é que autores mais experientes ajudem iniciantes? Aproveite e conte mais sobre o projeto e de que forma você consegue contribuir na carreira dessas autoras.
M.S.: Desde quando comecei no meio literário, como leitora, tive muito apoio. O leitor é colaborativo por natureza, quer indicar, apoiar e vibrar por cada livro que se apaixona. Não foi diferente quando eu comecei o blog RenhasNacionais, nem quando oficializei minha carreira como Mari Sales. Eu conheço o meio literário unido, que apoia e compartilha conhecimentos.
Por ser muito animada, eu acabava ajudando mais aos outros do que a mim mesma. Como uma forma de organizar o trabalho e continuar ajudando outras pessoas, eu criei um grupo chamado DesafioMariSales. Por conta da minha produtividade de publicações, muitos acham que o desafio é apenas escrever todos os dias. Mas não, o DesafioMariSales é uma rotina de trabalho, baseado no SCRUM (desenvolvimento ágil, trouxe da TI), para que o autor possa se autogerenciar de forma saudável, escrevendo livros, produzindo conteúdo para a rede social, divulgando, estudando, produzindo, enfim, sendo uma editora de um autor. Nada de ter um superfoco na escrita e adoecer depois desse excesso. É possível exercitar a criatividade e fazer um pouco todo dia, sem sacrificar a saúde.
O objetivo do DesafioMariSales é manter uma rotina de trabalho saudável, exercitar a criatividade e vender livros, para viver com a renda desse trabalho. Foi dessa forma que eu me tornei a 3ª autora mais lida do Kindle Unlimited Brasil nos últimos 10 anos!
Sobre a autora: Terceira autora mais lida do Kindle Unlimited Brasil nos últimos dez anos, Mari Sales tem mais de 50 e-books best-sellers e mais de 100 publicações na Amazon Brasil, desde livros infantis a romances adultos. Cuiabana que vive em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, trabalhou 14 anos como Analista de Sistema e publicou seu primeiro e-book em junho de 2016. Trocou escrever linhas de código por histórias de romances clichês inusitados em 2018. Já publicou também mais de 30 títulos em versão física em parceria com o Grupo Editorial Portal, 5 títulos em audiolivro pela Audible e compartilha seu conhecimento com outras autoras através do projeto “Desafio Mari Sales”.
Redes sociais da autora:
Instagram: @autoramarisales
Facebook: /autoramarisales
Tiktok: @autoramarisales
Site da autora: www.autoramarisales.com.br
Para saber mais sobre o livro “Rejeitada pelo Feérico”, clique aqui!
Então é Natal: neste livro, datas comemorativas ajudam a refletir sobre emoções
Autor de "Fins & Feriados", G.H. Oliveira explica como utilizou os dias de celebração para pensar sobre a existência humana e os sentimentos inerentes da vida em sociedade
Com a proximidade do Natal, muitas emoções vêm à tona: a alegria das confraternizações, o saudosismo de reencontrar familiares depois de anos, o medo do futuro e a melancolia dos finais de ciclo. Esses e outros sentimentos, típicos das datas comemorativas, serviram como inspiração para a publicação da antologia Fins & Feriados, escrita por G.H. Oliveira.
A obra utiliza o realismo fantástico para tratar sobre assuntos como luto, perdas, recomeços e encerramentos. No conto natalino, por exemplo, o Papai Noel vai se aposentar e se prepara para o último dia de trabalho, mas ele não esperava uma surpresa das crianças de um orfanato.
“Eu sempre defendo que é um livro sobre cura. E no melhor estilo possível, porque não é condescendente ou maçante, não é uma mensagem com cara de propaganda. São narrativas emocionantes de se acompanhar com personagens que a gente consegue se identificar e se projetar e, com isso, refletir sobre os fantasmas que carregamos dentro de nós”, afirma o autor. Confira abaixo a entrevista completa:
- De onde veio a inspiração para escrever um livro focado em datas festivas? Como foi a escolha delas?
G.H. Oliveira: Tudo começou com um concurso para uma antologia de Halloween. Nunca tinha escrito nada voltado para terror/suspense, mas decidi me aventurar. O que não esperava era ter ficado tão entusiasmado com esse processo de pegar os símbolos de uma data festiva, subvertê-los e aprofundá-los para criar uma história que tivesse o espírito do feriado, mas também que soasse algo novo, empolgante. O conto de Halloween acabou não sendo escolhido para a antologia, mas recebi excelentes feedbacks. Isso me motivou a pensar “e se eu escrevesse para outros feriados?”. A partir daí surge a minha antologia Fins & Feriados, que mais tarde venceu o prêmio “Conto Inesquecível” da Amazon com a história de Dia dos Namorados.
- Todas as histórias do livro foram pensadas especificamente para o livro, ou você reciclou ideias antigas e depois reuniu tudo nesta coletânea?
G.H. Oliveira: Todas foram pensadas especificamente para seus respectivos contos. Até porque a graça do processo era descobrir o que seria a história ao refletir sobre o que determinado feriado significava para mim e para as outras pessoas, qual gênero narrativo mais combinaria, como seria a estrutura da trama, quais os personagens mais adequados para guiar o leitor e entretê-lo.
- Cada história é muito diferente uma da outra, e com isso você mostra como cada data é única. Quais as principais mensagens e aprendizados que você deixa ao leitor nos contos de Fins & e Feriados?
G.H. Oliveira: Apesar de ser um livro que fala de assuntos densos, como perda e luto, eu sempre defendo que é um livro sobre cura. E no melhor estilo possível, porque não é condescendente ou maçante, não é uma mensagem com cara de propaganda. São narrativas emocionantes de se acompanhar com personagens que a gente consegue se identificar e se projetar e, com isso, refletir sobre os fantasmas que carregamos dentro de nós. Com sorte, nos ajuda a conviver melhor com esses fantasmas.
- Existe alguma data festiva não incluída no livro que você gostaria de abordar em uma história futura?
G.H. Oliveira: Eu tenho uma vontade tremenda de escrever uma história sobre Réveillon. Os símbolos, o clima, o significado, acho que tem tudo para render uma boa trama. Já rascunhei algumas ideias, mas nada muito certo ainda. Mas quem sabe? Às vezes o estalo que falta para tudo vir à tona, está mais perto do que eu imagino.
- Fins & Feriados é seu livro de estreia. Que aprendizados desse processo de escrita e publicação você irá levar para seus trabalhos futuros?
G.H. Oliveira: Quanto à escrita, o processo de me desafiar a escrever tantas coisas fora da minha zona de conforto me trouxe muito mais alegria e empolgação do que angústia. A liberdade que há naquilo que desconhecemos, que nos desafia, só aguça nossa criatividade.
Quanto à publicação, hoje me sinto muito mais seguro e confiante em publicar independente. Construí boas parcerias nessa caminhada e me reforçou essa ideia de que há várias “mãos” por trás da publicação de um livro, várias pessoas que agregam seus talentos e realçam a experiência que a sua obra causa ao leitor.
Sobre o autor: Guilherme Henrique Vieira de Oliveira nasceu em Teresópolis, mas cresceu em Volta Redonda, no interior do Rio Janeiro. Formado em Sistemas de Informação, divide seu tempo entre códigos e escrever histórias. É autor de O Viajante do Tempo, um dos contos incluídos à coletânea do Prêmio OFF FLIP 2023. Agora ele lança seu livro de estreia Fins & Feriados, que reúne cinco histórias baseadas em datas festivas. Dentre elas, a comédia romântica Nem sempre é para sempre, que foi vencedora do Prêmio Conto Inesquecível promovido pelo Amazon KDP.
Acompanhe o autor no Instagram: @ghescritor