CleverTap
Marcell Rosa, Gerente Geral da CleverTap na América Latina
Executivo de tecnologia lista o que deve
impulsionar ainda mais o setor no próximo ano
São Paulo, dezembro de 2023 - Nos últimos anos, os aplicativos
móveis tornaram-se uma parte integral da vida cotidiana, abrangendo desde
comunicação e entretenimento até saúde e finanças. Segundo um estudo da Rocket
Lab, a população mundial passa, em média, mais de 20% do seu dia nos celulares.
Desse total, 88% é destinado à navegação em aplicativos, como redes sociais,
ferramentas de produtividade e lojas de e-commerce.
No Brasil, esses números são ainda mais
relevantes. O país se destaca como o 11º no ranking de usuários que mais gastam
com mobile, registrando um total de US$ 1,37 bilhão. E, em relação aos
downloads e tempo de uso, estamos na 4ª posição mundial, ficando atrás apenas
da China, Índia e Estados Unidos.
Para Marcell Rosa, Gerente Geral Latam da CleverTap,
plataforma de marketing digital especializada em retenção e engajamento de
usuários mobile, esse comportamento deve se intensificar ainda mais em 2024:
“Com o avanço do 5G no país, o investimento em superapps e o surgimento de novas tecnologias,
a migração para o mobile se torna cada vez mais vantajosa. E não estamos
falando apenas do abandono dos desktops. Serviços que antes não eram online
ganharão espaço na internet apenas com ferramentas para os celulares”.
Analisando como foi o mercado mobile em
2023, o especialista
revela as tendências que permearão o setor no próximo ano.
Confira:
- Avanço do 5G e Internet das
Coisas (IoT)
A cobertura 5G completou um ano de
implementação no Brasil em julho de 2023, com cerca de 10 milhões de acessos, e
a previsão é que esse número aumente cerca de 10 vezes até 2027, segundo a
consultoria Omdia. A expansão da rede abrirá novas possibilidades para
aplicativos que dependem de velocidades de conexão ultra rápidas e baixa
latência, como streaming de alta qualidade e jogos online. Além disso, a
integração com dispositivos IoT permitirá o controle remoto de uma variedade de
dispositivos, desde eletrodomésticos até carros conectados, impulsionando o
desenvolvimento de plataformas centradas na automação e na conectividade total.
- Experiências mais
personalizadas
Uma pesquisa da McKinsey aponta que 72%
das pessoas gostam de personalização e esperam ser reconhecidas pelas marcas
que consomem. Em 2024, a demanda por experiências personalizadas continuará a
crescer, levando os desenvolvedores a investir em algoritmos avançados de
aprendizado de máquina. Aplicativos que oferecem conteúdo, recomendações e
interfaces adaptadas às preferências individuais dos usuários terão uma
vantagem competitiva significativa.
- Investimento em cibersegurança
Apesar dos benefícios evidentes da
personalização por coleta de dados, a estratégia também suscita preocupações em
relação à privacidade dos usuários. Conforme indicado por um estudo da PSafe,
três em cada cinco brasileiros têm receios de que suas informações possam ser
comprometidas ao realizar compras online. Com a crescente preocupação,
aplicativos que enfatizam a segurança e oferecem maior controle aos usuários
sobre suas informações pessoais podem se tornar mais proeminentes.
- Crescimento dos pagamentos
digitais
De acordo com o Relatório de Economia
Bancária, 79% das transações financeiras no Brasil foram feitas por celular em
2022, ante 69% no ano anterior. Em 2019, esse percentual era de apenas 28%. A
tendência de pagamentos digitais ganhará ainda mais impulso em 2024. Os
aplicativos buscarão integrar métodos inovadores, proporcionando transações
seguras, rápidas e eficientes.
- Realidade Aumentada (AR) e
Realidade Virtual (VR)
Os óculos de realidade mista Apple
Vision Pro prometem ser o principal lançamento de tecnologia do primeiro
trimestre de 2024. Com a novidade, veremos mais aplicativos que exploram AR e
VR para oferecer experiências imersivas em áreas como jogos, treinamentos
profissionais, simulações médicas e entretenimento. Ambas as tecnologias têm o
potencial de revolucionar a forma como aprendemos, nos divertimos e realizamos
tarefas cotidianas, abrindo novas possibilidades para a inovação e interação
digital.
“Vale lembrar que essas são apenas
especulações com base nas tendências analisadas nos últimos anos. O cenário
real pode ser diferente. Por isso, é sempre importante estar atento às mudanças
no mercado e às novas tecnologias emergentes”, finaliza Marcell.
Sobre a CleverTap
CleverTap é uma plataforma completa de
envolvimento do cliente que ajuda as marcas a personalizar e otimizar todos os
pontos de contato do consumidor para melhorar o envolvimento, a retenção e o
valor de vida útil do usuário. A plataforma capacita as empresas a orquestrar
experiências para indivíduos em seus ciclos de vida e projetar jornadas
personalizadas que duram toda a vida. Ela oferece análises que abrangem todos
os aspectos do ciclo de vida, permitindo que as empresas avaliem e otimizem
cada experiência em tempo real. Sua capacidade única de IA é perspicaz,
empática e prescritiva, facilitando decisões mais inteligentes e rápidas. A
plataforma tudo-em-um unifica as experiências de todos os pontos de contato,
abrindo caminho para uma nova era de envolvimento do cliente.
A plataforma é alimentada pelo
TesseractDB™ – o primeiro banco de dados do mundo criado especificamente para
engajamento do cliente, oferecendo velocidade e economia de escala.
CleverTap tem a confiança de 2.000
clientes, incluindo Electronic Arts, TiltingPoint, Gamebasics, Big Fish,
MobilityWare, TED, English Premier League, TD Bank, Carousell, AirAsia, Papa
John's e Tesco.
Apoiada por investidores líderes como
Peak XV Partners, Tiger Global, Accel, CDPQ e 360 One, a empresa está sediada em
Mountain View, Califórnia, com presença em São Francisco, Nova York, São Paulo,
Bogotá, Londres, Amsterdã, Sofia , Dubai, Mumbai, Bangalore, Cingapura e
Jacarta.
Para mais informações, visite CleverTap.com ou siga no LinkedIn e X.
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