domingo, 18 de julho de 2021

Ipê Rosa florido às margens da MG 111 km 169 chama a atenção pela sua beleza e sua imponência. Conheça um pouco sobre essa árvore nativa do Brasil.

Ipê Rosa florido às margens da MG 111 km 169 chama a atenção pela sua beleza e sua imponência. Conheça um pouco sobre essa árvore nativa do Brasil. 

O Ipê Rosa é uma árvore nativa do Brasil, frondosa e floração magnífica. É uma árvore da família Bignoniaceae, também conhecido como piúva, pau-d'arco, ipê-una, piúna-rosa entre outros nomes. Possui lindas flores em tom rosa. Nome científico: Handroanthus heptaphyllus


O Ipê é uma árvore caducifólia, isso significa que em determinada estação do ano todas as folhas caem dando lugar a uma espetacular florada.

Uma característica importante do Ipê e que ele atrai abelhas e pássaros, principalmente o beija-flor, agentes fundamentais na polinização da flora. Os ipês pertencem à família das Bignoniáceas. Seu nome é de origem tupi, que significa árvore cascuda, e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás.


A madeira do Ipê é muito utilizada nas construções, desde muitos séculos atrás. Sua flor além de exuberante é utilizada na culinária, pois ela é comestível. São consumidas as pétalas, depois de retirado o cálice em receitas de refogados, empanadas e saladas cruas. A espécie alcança de 7 a 16 metros de altura, tem casca suberosa e superficialmente fissurada. Suas folhas são tri folioladas. Floresce principalmente durante os meses de agosto-outubro com a planta totalmente despida de folhagem. Os frutos começam a amadurecer a partir do mês de outubro.


O Ipê tem propriedades medicinais, através do chá da casca o ipê é usado também no alívio das dores musculares, nos problemas menstruais e ginecológicos, no mal de Parkinson, no controle da diabetes e no combate à anemia.


De forma geral os ipês ocorrem principalmente em florestas tropicais, mas também podem aparecem de forma exuberante no Cerrado e na Caatinga. Não é uma espécie para áreas com geadas, apesar de tolerar temperaturas baixas.


O ideal é que o ipê seja cultivado sob luz filtrada. Prefere solos argilosos, profundos, úmidos e bem drenados. É uma planta de fácil cultivo que pode dividir uma área com outras espécies plantadas. As adubações para os ipês podem ser realizadas com compostos orgânicos. É necessário realizar as podas no inverno. Faça a limpeza para evitar nós entre os galhos e o surgimento de brotos no tronco, cujo desenvolvimento concorre com o crescimento da planta. Aplicação de podas de condução é boa para manter a árvore com porte menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário