Os participantes, autoridades, produtores rurais e empresários, foram recepcionados pelo Prefeito de Caiana Maurício que agradeceu a presença de todos na Abertura Oficial do evento.
O Diretor Regional da Emater Paulo Alexandre falou da importância do evento para a região e para a Cafeicultura.
A Carangolense Julenia Lopes, em sua apresentação sobre Empoderamento Feminino, emocionou a todos e principalmente todas as presentes.
Na oportunidade do casal Marcelo e Glória da Serra do Furriel em Carangola, produtores do Café Serra do Furriel, foram homenageados com uma placa de reconhecimento pelo trabalho e destaque no Certifica Minas Café. Importante projeto desenvolvimento pela Emater e IMA no auxilio aos produtores rurais.
Também foram homenageados o Sr Josias Gomes e Sra. Sebastiana. Produtores dos Cafés Campeões de 2017 e 2018.
Eocombatente e Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira também presentes no evento. Oportunidade de compartilhar ideias e informações para o crescimento e o desenvolvimento sustentável em toda nossa rica e belíssima região. Levando essa nova ideia para o evento em suas próximas etapas.
Certifica Minas Café
Durante o Circuito Mineiro de Cafeicultura, os participantes, formados por técnicos, empresários e agricultores, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o programa estruturador do Governo de Minas, o Certifica Minas Café.
Executado pela Emater-MG e pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Certifica Minas Café tem como uma das ações o atestado de qualidade das propriedades cafeeiras.
O Programa orienta e certifica os cafeicultores para atender as exigências do comércio internacional, possibilitando o produto mineiro conquistar novos mercados, adequando às boas práticas mundiais de produção com responsabilidade ambiental, social e trabalhista.
As orientações para adequações das propriedades são feitas pela Emater-MG, enquanto as auditorias para verificar as adequações de acordo com os padrões internacionais são realizadas pelo IMA.
“É um roteiro que permite ao produtor a tomada de decisões, pois foca não somente na qualidade do café, mas também na qualidade da sua produção, o respeito às leis trabalhistas e ambientais, dentro da propriedade. O Certifica Minas Café cobra uma gestão eficiente do produtor, seguindo linhas de passo a passo”, explica Bernardino Cangussu. Fonte Agência Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário