quinta-feira, 30 de maio de 2024

12º edição do Gastronomia na Serra em Pirapanema tem programação divulgada Festival acontece entre os dias 06 e 09 de Junho em Pirapanema

 A Fundação de Cultura e Arte (Fundarte) divulgou toda a programação da 12º edição do Festival Gastronomia na Serra.


O evento acontece entre os dias 06 e 09 de Junho no distrito de Pirapanema.


Além das atrações , o evento contará com cursos aulas fornecidos pelo Senac e a tradicional competição de parapente.


Confira toda a programação:


Quinta – 06/06

19h – Lounge da Serra – Abertura Oficial

20h – Lounge da Serra – Tributo ao Grande Encontro

20h – Cozinha Show SENAC – Petiscando tradições mineiras

21h – Espaço Sicoob Credisudeste – 6 Segundos


Sexta – 07/06

19h – Lounge da Serra – SoulJam

20h – Palco Sicoob Credisudeste – Rock Livre

20h – Cozinha Show SENAC – Paella Caipira

20h – Cozinha Show SEBRAE – Pasta à Pirapanema

21h – Lounge da Serra – Evandro e os Temerários

23h – Palco Praça – Fred Sunwalk


Sábado – 08/06

11h – Rampa de Voo Livre – Janela de Voo aberta

15h – Lounge da Serra – Dj Sâmara Lobo

17h – Lounge da Serra – Besouro Rosa da Esquina

17h – Espaço Sicoob Credisudeste – Carol Tavares e Banda

17h – Cozinha Show SENAC – Rústico e Refinado

19h – Lounge da Serra – Calango Blues

19h – Palco Sicoob Credisudeste – Calango 4

20h – Cozinha Show SENAC – Desvendando os Segredos do Vinho

21h – Lounge da Serra – Corpo Delito e convidada Cristiane de Paula

21h – Palco Sicoob Credisudeste – Ouro de Minas

23h – Palco Praça – Orquestra Opus convida Leo Jaime


Domingo – 09/06

11h – Rampa de Voo Livre – Janela de Voo aberta

10h – Cozinha Show SENAC – Oficina Infantil de Gastronomia

11h – Cozinha Show SENAC – Oficina Infantil Programa de Educação Ambiental da CBA

12h – Lounge da Serra – Karysma

12h – Palco Sicoob Credisudeste – Choro de 5ª

14h – Pelas ruas – Street Jazz

14h – Cozinha Show SENAC – Doçura Mineira

16h – Lounge da Serra – Premiação de Parapente

16h – Palco Praça – Banda ZEM


Fonte: Fundarte / PMM

PAPA ROAD celebra feriado dessa quinta feira com mais um esquenta para o Motofest que irá acontecer de 14 a 16 de junho.

 PAPA ROAD celebra feriado dessa quinta feira com mais um esquenta para o Motofest que irá acontecer de 14 a 16 de junho. Comemorando sua 22ª Edição e os 25 anos de Breno Motta como Locutor dos Motociclistas.

Rodrigo Gema comandou o rock, churrasco e muita alegria da irmandade presente. 


Carangola com 2 belíssimos tapetes de Corpus Christi em um comprometido e delicado trabalho da comunidade religiosa. Parabéns

 Carangola com 2 belíssimos tapetes de Corpus Christi em um comprometido e delicado trabalho da comunidade religiosa.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida no Bairro Triângulo e a Igreja Matriz e Santuário de Santa Luzia.

Confiram alguns dos registros. 


















Parabéns


O frio intenso chegou. Chuva que caiu na região na tarde dessa quarta feira. Era o sinal que faltava para essa mudança. Afinal, no mês de maio que estava parecendo janeiro, não tinha feito frio ainda.



O frio intenso chegou. Chuva que caiu na região na tarde dessa quarta feira. Era o sinal que faltava para essa mudança. Afinal, no mês de maio que estava parecendo janeiro, não tinha feito frio ainda. 

Nessa quinta feira a previsão é de 14º e nessa sexta feira a previsão de 12º . Cuidados preventivos devem ser tomados.



quarta-feira, 29 de maio de 2024

Prazeres, incômodos e aprendizados de vivenciar o amor




Com referências da cultura do rock ao clássico, novo livro de Elisa Marques reúne poemas sobre as complexidades do sentimento romântico no mundo contemporâneo


A espera para receber uma mensagem no celular, a leitura do mapa astral de uma futura parceira e os conceitos imprecisos da palavra “ficante” são experiências comuns às novas gerações que vivenciam o romance. Estas bagagens se tornaram versos do livro Minha mão na sua boca e um verso sobre o amor, que reúne 78 poemas de Elisa Marques sobre um dos temas mais universais da humanidade.


A obra é dividida em capítulos que atravessam as diferentes fases de um relacionamento, desde os intensos e felizes começos como “meu estilo literário é você” até às frustrações e expectativas não correspondidas em “eu ainda não te escrevi coisas ruins”. Em uma mistura de ficção e autobiografia, a escritora utiliza esta linha narrativa para navegar por experiências amorosas que iniciam com a inocência da amante e reverberam em um amadurecimento pessoal.


fui para minas

e amei a menina do doce de leite

fui para o rio

e amei a menina da praia do arpoador

fui para o maranhão

e amei a menina do guaraná jesus

fui para a bahia

e amei a menina

da chapada diamantina

eu ainda vou para tocantins

só para aprender a amar você

(Minha mão na sua boca e um verso sobre o amor, p. 32)


Com declarações apaixonadas e desabafos às mulheres, a autora apresenta uma miscelânea de referências. Inspira-se na música “Mania de Você”, de Rita Lee, ao passo que traz conteúdo da cultura clássica quando cita a eterna discussão acerca das sensações evocadas pelas composições de Beethoven. Também dedica um texto a uma relação simbólica no universo literário: a da poetisa Emily Dickinson com a cunhada Susan Gilbert, que até hoje gera dúvidas sobre se elas eram somente grandes amigas ou parceiras românticas.


Além das ilustrações de Thales Campos, que transmitem em imagens os sentimentos da produção poética, a obra ainda conta com prefácio do escritor e professor de escrita, Luca Brandão, e com endosso do autor best-seller de quatro livros e TEDx Speaker, Guilherme Pintto. Uma ode ao amor sáfico, o lançamento de Elisa Marques traduz as emoções sentidas por todos aqueles que se permitem viver a completa intensidade – boa e ruim – das relações.


Ficha técnica

Título: Minha mão na sua boca e um verso sobre o amor

Autora: Elisa Marques

Editora: negalilu

ISBN: 978-85-92818-04-3

Páginas: 112

Preço: R$ 39,90

Onde encontrar: Amazon


Sobre a autora: Elisa Marques é goiana, nascida em 1994, e cresceu em Goiânia. Estudou Jornalismo e Psicologia nos Estados Unidos e atualmente divide seu tempo entre literatura e cinema, sendo também roteirista e diretora. Elisa desenvolveu o gosto pela leitura e pela escrita inspirada pelas obras de seu falecido avô, a primeira referência que teve de escritor. “Até minha terapeuta sente falta de você” é o primeiro livro da autora, que traz sentimentos profundos sobre fins de relacionamentos, e foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás como “Melhor Obra Cultural”, no ano de 2023. Agora, lança a publicação poética Minha mão na sua boca e um verso sobre o amor, que ganhará uma adaptação para o audiovisual no segundo semestre de 2024.


Redes sociais:

Instagram: @euelisaescrevo

Tiktok: @euelisaescrevo

Youtube: @euelisaescrevo 


Aberto o período de escolha de vagas para Remoção Regional e Remoção por Permuta na Educação


Escolha de vagas deverá ser feita até às 17h desta quinta-feira (30/5)

 

Os servidores efetivos do Quadro do Magistério da Rede Estadual de Ensino que demonstraram interesse na Remoção Regional e Remoção por Permuta devem ficar atentos. O período para a escolha das vagas vai até às 17h do dia 30/5, no site www.movimentacao.educacao.mg.gov.br.

A listagem de classificação dos servidores do Quadro de Magistério da Educação inscritos nos processos de movimentação já está disponível e poderá ser consultada no mesmo site. Além da classificação da Remoção Regional, os candidatos que se cadastraram para a Remoção Estadual também poderão conferir a classificação. O cronograma para escolha das vagas para essa modalidade ainda será publicado. 

Participaram do processo os servidores das carreiras de Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANE/IE), Especialista em Educação Básica (EEB) e Professor de Educação Básica (PEB). Os interessados puderam se inscrever em mais de uma modalidade dos processos de movimentação ofertados no sistema.

Os Atos de Remoção por Permuta e Remoção Regional serão publicados no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais no dia 23/7 de 2024.

Remoção Estadual e Regional

A remoção em nível regional ocorre entre municípios da área da mesma Superintendência Regional de Ensino (SRE). Os servidores indicaram até três municípios circunscritos à mesma SRE de lotação, para concorrer a cargos vagos no mesmo componente curricular que o dele.

A remoção em nível estadual permite que o servidor concorra às vagas em SREs diferentes da que ele atua. Neste caso, também foi possível indicar até três municípios, de qualquer uma das Superintendências Regionais de Ensino, para concorrer a cargos vagos no mesmo componente curricular.

 

Confira o cronograma

 

terça-feira, 28 de maio de 2024

Inscrições para o Enem 2024 já estão abertas


Estudantes podem se inscrever até o dia 7/6. Exame será realizado em novembro

 

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 estão abertas. Com a realização das provas marcada para novembro, o prazo começou nesta segunda-feira (27/5) e termina no dia 7/6. Elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com o Ministério da Educação, o exame desempenha um papel crucial como o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil.

Como realizar a inscrição

Para realizar a inscrição no Enem 2024, o estudante deve acessar a Página do Participante no site oficial do Inep, informando o Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG), data de nascimento, endereço de residência e demais informações necessárias, além de preencher um questionário socioeconômico e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

O pagamento da taxa de inscrição é destinado aos participantes que não solicitaram ou não obtiveram a isenção. Esse participante deverá gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento, no valor de R$ 85, no período de 27/5 a 12/6. O gabarito será disponibilizado no dia 20/11 e os resultados serão divulgados no dia 13/1 de 2025.

Estrutura da prova

A configuração da prova será a mesma dos últimos anos. Realizada em dois domingos consecutivos (3 e 10/11), os estudantes farão, no primeiro dia, as provas de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação, com duração de cinco horas e meia. No segundo dia, as provas serão de Matemática e Ciências da Natureza, com duração de quatro horas e meia. Serão 90 questões de múltipla escolha por dia de prova, totalizando 180 questões nos dois domingos.

Preparação dos estudantes

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), adquiriu em março deste ano a plataforma Estudo Play, disponível como Enem MG nos dispositivos móveis. A ferramenta é uma importante aliada na preparação dos estudantes da rede estadual de ensino para o Enem.

Oferecendo uma gama de recursos educacionais, a ferramenta proporciona uma preparação abrangente e eficaz. Os estudantes podem acessá-la por meio de computador, tablet ou celular, tanto na escola quanto em casa.

Entre os dias 21 e 23/5, um simulado do Enem foi aplicado para cerca de 185 mil estudantes do 3º ano do ensino médio e do 3º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desenvolvido pela plataforma, o simulado oferece um diagnóstico detalhado que orienta estudantes e professores na preparação para o exame, que acontecerá em novembro.

Os alunos também contam com as teleaulas do “Pré-Enem do Se Liga”, exibidas 24 horas por dia, de segunda a domingo, na programação da Rede Minas. Na capital e região metropolitana, a exibição é no canal digital 9.2. Para saber qual o número do canal em cada cidade do interior do estado, acesse o site da Rede Minas, neste link.

Além disso, para a aplicação das provas do Enem, marcadas para os dias 3 e 10/11, a SEE/MG vai mapear as inscrições para a definição de critérios para assegurar transporte e lanche aos estudantes que residem em municípios onde não há aplicação da prova, facilitando a participação de mais estudantes no exame.

Polícias Militares de Minas e São Paulo prendem 9º alvo da lista do Procura-se


Dos 12 criminosos mais procurados de Minas Gerais, apenas três ainda não foram recapturados; Rogério Soares matou um cabo da PM em 2017

 

Um novo criminoso da lista dos mais procurados de Minas Gerais foi preso – o nono da lista de 12 alvos do programa Procura-se. Rogério Soares de Oliveira, conhecido como “Negão”, foi encontrado escondido em um apartamento da capital paulista e preso durante operação conjunta realizada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a Polícia Militar de São Paulo. A ação foi no último sábado (25/5).

Rogério possuía mandado de prisão em aberto e condenação superior a 20 anos. Ele foi um dos autores do crime de levou à morte o sargento da Polícia Militar de Minas Fabrício Renato Vaneli, em Ilicínea, no Sul do estado, em 2017.

O criminoso e comparsas realizavam um roubo a um correspondente bancário quando o militar, que tinha acabado de deixar o turno e estava fardado no local pagando uma conta, foi atingido pelo grupo. O militar, de 38 anos, ainda tentou escapar dos criminosos, mas foi baleado pelas costas.

Além do latrocínio, Rogério já foi condenado por roubo e por homicídio qualificado.

Procura-se

Nesta edição do Procura-se, nove dos 12 alvos já foram encontrados, em apenas nove meses, desde o lançamento da última lista.

Wesley Militão foi preso em Cabo Frio; Gilcimar da Silva, localizado em São Paulo; Felipe Augusto Rodrigues Silva, preso no Rio de Janeiro; David Benedito dos Santos Neto, morto após confronto com traficantes, também no Rio; Roberto Carlos Paranhos, morto em confronto policial; Jackson da Conceição da Silva, preso em Belo Horizonte; Eduardo Lourenço, preso no Complexo da Maré, Eberton Moraes, encontrado no interior de São Paulo e, agora, Rogério Soares de Oliveira, detido em um apartamento em São Paulo (SP).

Vale ressaltar que, nas cinco edições anteriores do Procura-se - em 2011 (duas listas), 2012, 2017 e 2021 - foram presos 51 dos 62 alvos lançados.

Já no somatório geral de todas as seis listas, dos 74 criminosos divulgados, 60 foram localizados até o momento, o que representa 81% de efetividade do programa.

O Procura-se é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Penal, o Sistema Socioeducativo, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O objetivo é realizar a prisão de indivíduos foragidos da Justiça, a partir de ações qualificadas das polícias, das Agências de Inteligência e da participação do cidadão, por meio de denúncias ao Disque Denúncia Unificado 181.

Além da prisão, a divulgação dos procurados em cartazes e também de forma virtual traz o benefício de inibir a circulação dos criminosos listados.

Mais informações sobre os últimos três procurados estão em www.procurase.seguranca.mg.gov.br.

 

Hiperconectividade: desafio ou poder da geração Alpha?



*Jacqueline Vargas


Qual adulto diante de um enigma tecnológico não recorreu ao jovem mais próximo? Afinal, “eles já nasceram com o celular”!. Depois de 2010, os sucessores da geração Z e dos Millennials nasceram hiperconectados. Reza a lenda que os Alphas serão mais seletivos no consumo das redes sociais, escolhendo melhor o que será exibido em suas telas. No entanto, as telas seguirão como um espelho mágico - o Big Brother particular. Esta geração tem sobre si um grande olho que comporta muitos olhares. São vários reflexos e modelos para seguir - então qual escolher? E como isso impactará na individualidade desses jovens?


A contemporaneidade é baseada em excessos. Hoje tudo é demais. A compulsão pelo concretizado, sem considerar o processo necessário, é uma face do imediatismo dessa abundância. A resposta da performance tem que ser rápida, sem reflexão.


Ao mesmo tempo em que os Alphas conseguem “surfar” tranquilamente nas mudanças e novidades tecnológicas, essa quantidade de possibilidades dificulta o foco e a concentração. É um pouco de tudo e muito de nada.


Inclusive a curadoria aprimorada dessa geração serve para quê? Entender melhor o que deve ser copiado? Escolhido passivamente? Os avatares, filtros e outras ferramentas utilizadas pelas gerações anteriores, podem até ter a cara limpa dos Alphas como substituto, mas a falta de “cara” poderá ser a maior substituição. Afinal, em uma sociedade que preza o êxito independente dos meios, ser o que se espera é menos arriscado.


O receio do erro, a irritabilidade, a ansiedade e a hipocondria são alguns dos sintomas do hiperconectado. Muitos Alphas foram colocados diante de uma tela ainda bebês. Alguns viram a natureza somente por um tablet. Outros só se relacionam no digital. Só que um dos fatores fundamentais para a construção do sujeito é sua interação (presencial) com o próximo. Este será o grande desafio da nova geração.


*Jacqueline Vargas é psicanalista com abordagem para a adolescência e pós-graduada em Filosofia, Psicanálise e Cultura. Também é autora do livro juvenil “A arte de cancelar a si mesmo” e roteirista vencedora do Emmy Awards com “Malhação - Viva a Diferença” 


Eu pensei em desistir. A falta de apoio local. Foi muito marcante. Mas a perseverança me levou a patamares estratosféricos.



Eu pensei em desistir. A falta de apoio local. Foi muito marcante. Mas a perseverança me levou a patamares estratosféricos. Agradeço a todos os parceiros, gigantes que nos agigantam, que nos impulsionaram e nos mantiveram firmes nessa jornada de ajudar a promover toda a região. Se aqui chegamos foi nos braços e ombros de gigantes. Vamos em frente com a certeza que esse é o caminho. Vem com a gente.

Obrigado a todos que, nos momentos mais difíceis, nos puxaram pra frente e para o alto. Assim como é prática comum da galera OFF ROAD. Não deixam ninguém pra trás, socorrem e são solidários a todos. Assim como puxam e guincham a todos para sair do atoleiros e, mesmo que a estrada seja ruim, fazem a alegria e a diversão sempre juntos. Isso nos inspirou e hoje a Rota do Café e Cachaça é gigante. Graças a esses gigantes. 

Os pequenos e tacanhos. Esses continuam medíocres, pequenos e tacanhos. Enquanto isso seguimos em frente. Ajudando a promover toda a região e agora todo o Brasil. 

Bom que tem gente chegando e se achegando. Somando forcas para que possamos, juntos, fazer muito mais pela Região das 3 Divisas MG/RJ/ES e todo o Brasil. Se acheguem, o coração aqui é igual coração de mãe e os braços sempre abertos e, dispostos a promover a ajudar. 

"Sozinho" eu já faço. Junto faremos muito mais. VEM COM A GENTE


Conheça sobre a Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira e suas Conexões. 

Projeto avança e interliga importantes regiões. Se estendendo a todo o País. Promovendo o conhecimento e o desenvolvimento. Com prêmios e reconhecimento nacional e internacional. 

Rota do Café e Cachaça. O maior projeto de Turismo de MG/RJ/ES recebe a acolhida, o apoio e o incentivo do Prefeito de Patrocinio de Muriaé e Presidente da AMERP Paulo Aziz Daher e toda equipe. Um trabalho pioneiro será alinhado em prol de toda a região nessa iniciativa e apoio recebidos.


Família Gripp investe em exportação e turismo rural De Alto Jequitibá para os Estados Unidos

 

Das montanhas de Alto Jequitibá, na região do Caparaó, para os Estados Unidos. A primeira exportação do Coffee Gripp aconteceu este ano. A cafeicultora Paula Gripp conta que o frio na barriga deu lugar à alegria de ver o produto colhido, torrado, moído e embalado em família ganhando mundo. “Foi uma pequena remessa de 10 quilos, mas com um grande significado”, afirma, empolgada.

O caminho para a exportação foi facilitado pela participação da produtora no projeto Agro.Br, da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Apex-Brasil e o Sistema Faemg Senar. O programa incentiva e auxilia no processo de exportação com consultorias, suporte e planejamento. “É preciso perder o medo e começar. A exportação é para todos”, afirma o consultor do projeto em Minas Gerais, Paulo Március.

“A preparação do Agro.Br nos dá segurança. Exportar é mais uma maneira de posicionar a marca e ganhar mercado. Agrega valor ao nosso produto”, comenta a cafeicultora, que conheceu o programa por meio da gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais.

“Nosso objetivo é proporcionar o desenvolvimento das produtoras e produtores. Nos eventos apresentamos possibilidades como o Agro.Br. Esse é um excelente resultado que mostra que conseguimos impactar a vida dela e das pessoas ao redor”, destaca Silvana.
Fruto da mudança

O Coffee Gripp existe desde 2018, quando a família retornou ao campo depois de seis anos morando no interior de São Paulo. Paula era cabeleireira e admite que trocar o salão pelas lavouras foi um desafio. “Confesso que voltei contrariada, mas hoje sei que essa foi a minha melhor escolha”.

Focada em produzir cafés de qualidade, Paula fez diversos cursos do Sistema Faemg Senar oferecidos pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Alto Jequitibá e, a cada treinamento, ela se encantou mais pelo mundo do café. “O apoio do Senar Minas é fundamental. Todos os cursos dão uma base muito boa para seguir na atividade”.

A família toda se envolve no negócio rural e todos se capacitaram com cursos do Senar Minas. O produtor Tobias Gripp, marido de Paula, cuida da produção e pós-colheita; Tobias Filho, de 19 anos, é o responsável pela torrefação.

“Ano passado rodamos mais de 8 mil quilômetros participando de feiras e eventos na região, em Belo Horizonte, e em Santos (SP) e Vitória (ES)”, conta a produtora. Ela e a filha Anna Luiza também trabalham na cafeteria da família, que fica dentro da propriedade e foi inaugurada em 2019.


Café e turismo

Para Paula, a cafeteria é uma oportunidade de popularizar o consumo do café especial e aproveitar o potencial turístico do sítio para receber visitantes. A ideia deu certo e se consolidou, mesmo com a pandemia. “Por estar em um ambiente rural, muitas pessoas nos procuraram. Os ciclistas que fazem trilhas por aqui são um grande público da cafeteria”, explica.


Novas possibilidades

Em 2021, Paula formou-se Agente de Turismo Rural e ampliou ainda mais a visão para empreender no setor. “O curso foi um marco porque mudou o meu olhar para tudo aqui e abraçou o que a gente já estava fazendo”.

Além da cafeteria, a família construiu o chalé “Amor à primeira vista”. “Estamos em frente ao Pico da Bandeira e quem se hospeda tem essa vista linda bem na janela”, contou, entusiasmada. A construção da hospedagem foi feita pelo marido de Paula, Tobias Gripp. E a família já se prepara para construir mais uma e seguir investindo no turismo.


Quem visita a propriedade pode conhecer as etapas de produção do café da lavoura à xícara, fazer trilhas, provar delícias da culinária mineira e apreciar as belezas naturais do Caparaó. “O que é comum para nós é algo extraordinário para quem está na cidade. Precisamos reconhecer e mostrar esse valor”.

Orgulho e exemplo

O agente de desenvolvimento rural do Sindicato dos Produtores Rurais de Alto Jequitibá, Jorge Rodrigo Farias ressalta que a família Gripp é exemplo de dedicação e grande parceira da entidade. “É um orgulho tê-los dentro do Sindicato e saber que estamos contribuindo para o crescimento deles”.

Jorge lembrou ainda que a família faz parte do programa de Assistência Técnica e Gerência - ATeG Café+Forte e esse acompanhamento também tem colaborado para o sucesso dos negócios. “Eles estão colocando em prática o aprendizado dos treinamentos e do ATeG e tendo resultados excedentes que elevam a nossa entidade, e melhoram o nosso município. Estamos crescendo juntos”, finalizou.

Veja o Café Gripp na Vitrine Virtual do Agro BR: https://agrobr.org/producers/coffee-gripp-cafes-especiais/

Moto é roubada na zona rural de Carangola

 

 

Uma motocicleta Honda, foi roubada na noite desta segunda, 27/05/24, por volta de 19:00 horas em Carangola.

O motociclista estava seguindo da comunidade de Conceição, zona rural de Carangola, para a cidade de Carangola.

Homens armados pararam o rapaz e anunciaram o roubo, tomando rumo ignorado. Felizmente, eles não agrediram a vítima , mas levaram a motocicleta, a carteira da vítima com documentos e um aparelho celular.

Após o assalto, a vítima foi apé para a casa de um amigo próximo, na qual acionou a Polícia Militar, que realiza rastreamentos em Carangola e região.

Qualquer informação, ligue 190.

Fonte: Paulo Roberto da Rádio

Cães comunitários da cidade de Carangola são resgatados em Caiana e Espera Feliz Projeto Cãorangola

 

No início de maio, cães comunitários, cuidados e sempre "observados", pelas protetoras e várias pessoas, desapareceram novamente de Carangola.

O Projeto Cãorangola recebeu a informação de uma moradora e protetora de Caiana, onde descobriu que os três, TIGRÃO (Amarelão), NEGÃO E CORREDORA, tinham chegado com grupos de caminhantes.

Com o estreitamento de laços durante à Campanha de Castração realizada em 2023 (verba de 150mil conseguida pelo projeto em 2022), entre o Cãorangola e os AUMIGOS do setor de ENDEMIAS da Prefeitura de Carangola, no dia 14 de maio, uma protetora conseguiu que o pessoal fosse em busca do AMARELÃO, que foi preso por uma senhora de Espera Feliz e já os aguardava. Nas redes sociais, o projeto Cãorangola agradeu a todos pela ajuda.  

Na data de hoje, voluntarios foram em busca dos que ficaram. A CORREDORA foi localizada na Praça Central de Espera Feliz e o NEGÃO debaixo de um carro em Caiana.


OPORTUNIDADE DE TRABALHO. A IWCA BRASIL está contratando para: Assessora Administrativa Financeira.

 


A IWCA BRASIL está contratando para: Assessora Administrativa Financeira.


Enviar currículo para

vagaadm@iwcabrasil.org.br


As candidatas selecionadas para etapa de entrevista (on-line) serão informadas por e-mail.


IMPORTANTE: Ter disponibilidade imediata.


Carga horária:

6 horas diárias

30 horas semanais

Posição: Home-Office

Vaga aberta para currículos até 30/5


Na Rádio Mais FM em Carangola com Roberto Carlos(Locutor). Alinhando parceria para consolidar projeto de resgate cultural do Show de Roberto Carlos(O Cantor - O REI)

 



Dando continuidade a esse trabalho de resgate da memória cultural de Carangola estivemos na Rádio Mais FM em Carangola com Roberto Carlos(Locutor). Alinhando parceria para consolidar projeto de resgate cultural do Show de Roberto Carlos(O Cantor - O REI). Pois um show do Roberto foi realizado em Carangola. No Caminho da Luz Divina e na Rota do Café e Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira. Essa história estamos em busca de relatos e registros que possam embasar um documentário que faremos e após a divulgação que realizamos coletamos informações preciosas que irão embasar esse documentário e também um projeto que ainda é segredo. Quem sabe podemos reviver essa história, perpetuar e eternizar esse momento??? Acreditamos muito nas possibilidades e potencialidades de nossa região e temos incansavelmente lutado para mais conquistas. Não tem sido fácil. Mas os resultados tem sido maravilhosos. 
As informações que já tivemos e relatos conta que o Show foi realizado no antigo galpão do IBC no final da década de 70. Onde hoje é a Quadra Chiquinho Fava e o motivo seria sua devoção a Santa Luzia(Protetora dos olhos) e seu pedido em prol da saúde de seu filho Roberto Carlos Segundo(Segundinho) que tinha problemas congênitos de visão e Roberto Carlos fez esse show que teria sido beneficente às Fundação das Pioneiras Sociais em Carangola(Organizado por Dona Pitita e a D. Luiza Valadão) e esse não teria cobrado cachê. Sendo toda a renda revertida para os projetos das Pioneiras Sociais(Creche Menino Jesus).(Editado)

Muita gente se lembra e muitas e preciosas informações chegaram até nós. Obrigado a cada um que tem contribuído:

- Os bancos das Igrejas foram levados para o show.

- Tem gente que ainda guarda a rosa recebida de Roberto Carlos.

 - Lembranças diversas: Da roupa que ele usava, sua chegada em um luxuoso carro da época e sua saída de camburão da PM. 

- O trabalho de Guarino e Negrula nas pinturas e trabalhos do cenário.

- O trabalho do palco que foi feito pelo Sr Pedro Laureano. São algumas das preciosas informações.

Portanto, quem tiver mais informações, registros e ou arquivos que possam ajudar. Por favor entrem em contato. É muito importante. Desde já agradecemos.

-📞📱(32)999 239 337984887230 - Xyko Éocombatente 


CAMINHO DA LUZ DIVINA é um roteiro turístico e movimento inter-religioso caracterizado como uma peregrinação, romaria, devoção, espiritualidade e fé religiosa do Santuário de Nossa Senhora da Natividade em Natividade(RJ), seu eixo principal, até o Pico da Bandeira no Parque Nacional do Caparaó com seu resplandecente nascer do sol, sua energia e luz esplendorosa que nos colocam e nos conectam bem próximos aos céus e ao infinito universo. Com cerca de 222km e início em Natividade no Santuário de Nossa Senhora de Natividade. Interligando Porciúncula, Tombos, Catuné( Tombos), Queiroses ( Eugenópolis), Vieiras, Pedra Dourada , Cafarnaum e Faria Lemos , Carangola , Caiana, Espera Feliz, Caparaó , Alto  Caparaó e o Pico da Bandeira(ES/MG).


ROTA DO CAFÉ e CACHAÇA é um percurso variado em OFF ROAD sobre as montanhas que formam o contorno e o entorno do belíssimo Parque do Caparaó. O percurso é feito preferencialmente por estradas de terra em belíssimos lugares pitorescos e atrações gastronômicas de toda essa região. A produção do mais genuíno produto brasileiro, a cachaça artesanal de alambique, é um dos destaques. Assim como é destaque a produção do premiado café especial das montanhas do Caparaó. Dentre tantas outras atrações visitadas e importantes projetos turísticos gastronômicos e de desenvolvimento fomentados.

 

🎯 🔆Aqueles lugares maravilhosos. Aqueles  emocionantes rallies, passeios, peregrinações, expedições, trilhas e eventos ON e OFF ROAD 4x2 e 4x4, que você vê na TV, a gente promove aqui(MG/RJ/ES) na Rota do Café e Cachaça - CAMINHOS DO PICO DA BANDEIRA em todo entorno do Parque Nacional do Caparaó e suas diversas conexões.(🏞️Mar e Montanhas🏝️) e no Caminho da Luz Divina. VEM COM A GENTE TODAS AS TRIBOS. 

Comunicamos o falecimento de João Câmara Nunes Filho



Nota de falecimento Comunicamos o falecimento do Sr°.JOÃO CAMARA NUNES FILHO(conhecido como João Cuecão da Vila do Cafarnaum) Filho:Tiago, Irmãos:Toninho da padaria e Cesar e demais parentes e amigos convidam a todos para o seu sepultamento nesta terça-feira às 17:00hs. Saindo féretro da Capela de Faria Lemos, para o cemitério  local Informou o Grupo Zelo.

Um acidente na trilha, há 2 anos, momento de agradecer a todos que ajudaram e comemorar a excelência do atendimento do SAMU, do Pronto Socorro e da Casa de Caridade de Carangola.

Há 2 anos um acidente na trilha. Quase que uma tragédia. A vítima fraturou as 24 costelas(12 do lado direito e 12 do lado esquerdo), fraturou a clavícula direita, teve 2 pneumotórax e fraturou 2 vértebras cervicais e o que poderia ter sido uma tragédia. Hoje é motivo de comemorações, celebrações e agradecimentos. Na foto há 1 ano a comemoração do renascimento que aconteceu no Hotel Fazenda Búfalos em Carangola. 

O socorro, pelo SAMU, foi excelente com as equipes de Espera Feliz e Carangola. A agilidade no atendimento e a transferência rápida ao Pronto Socorro do Hospital Casa de Caridade de Carangola com a excelência do atendimento e o preparo salvaram a vida e o trabalho de mais de 4 meses de internação e também a excelência do atendimento de toda equipe promoveram a recuperação plena. Motivos para agradecer reiteradamente a todos que ajudaram. 

Não tem sido fácil. Criar e promover toda a região. Mas a certeza da excelência dos serviços disponíveis é um grande diferencial e potencial para nossas realizações. O risco é eminente e sempre trabalhamos para evitar essas situações. Mas o risco existe e preparados, todos juntos, fazemos a diferença. 

Muito obrigado aos céus e ao criador do infinito e a todos que contribuíram para o socorro, resgate, atendimento e salvamento. Vamos sim comemorar.

Recentemente outro caso de emergencia também a excelência do atendimento. Um turista foi picado por uma formiga e devido ao quadro de alergia severa. Foi socorrido e atendido prontamente e continuou sua peregrinação. Mais um caso de excelência do atendimento do Pronto Socorro da Casa de Caridade de Carangola. Nessa oportunidade a equipe de apoio socorreu e encaminhou ao Pronto Socorro. 

Continuamos acreditando e promovendo toda a região. Quer conhecer as maravilhas. Com segurança e experiência. VEM COM A GENTE. 

Relembre:

Há 1 ano um grave acidente na trilha. Portanto hoje é dia de comemorar e agradecer a todos que ajudaram: Equipe do SAMU de Espera Feliz e Carangola e à Casa de Caridade de Carangola com toda sua valorosa equipe e também relembrar nossa luta e sonho com o Movimento SOS CASA DE CARIDADE e a instalação pioneira do SAMU na região que nos coloca em destaque no atendimento à saúde de toda a população.

domingo, 26 de maio de 2024

Comunicamos o falecimento de Geny Saltão Guedes



Nota de falecimento Faleceu A Srª.GENY SALTÃO GUEDES Seu Esposo: Antônio Moisés Guedes, Filhos: Anderson, André do Correio,Noras, Netos, demais parentes e amigos convidam a todos para o seu sepultamento nesta Segunda-Feira ao 12:00hs, Saindo o féretro da Capela Velório do Grupo Zelo em Espera Feliz as 10:00hs da manhã para Igreja Católica de Caparaó onde seguirá para o Cemitério local Informou o Grupo Zelo.

Comunicamos o falecimento Otávio Alves Guilherme



Faleceu o Jovem OTAVIO ALVES GUILHERME Sua Mãe: Aparecida Alves da Silva Rosa, Pai: José Guilherme Filho, Irmaos: Micael, Samara, Sávio, Janaína, Cinara, Cibele, Marília, Rafael e  Jane Carla,  demais parentes e amigos convidam a todos para o seu sepultamento nesta Segunda-feira às 11:00hs. Saindo féretro da capela velório grupo zelo de espera feliz as 08:00hs da manhã onde seguirá para a Capela municipal de Divino, onde posteriormente seguirá para cemitério Local. Informou o Grupo Zelo.

Comunicamos o falecimento de Mirany Lopes Oliveira



Nota de falecimento Faleceu a Srª.MIRANY LOPES OLIVEIRA Esposo:Oseias( conhecido como Biita), Filhos: Gilson, Oseni e Mariza e demais parentes e amigos convidam a todos para o seu sepultamento neste domingo às 16:00hs. O velório terá início neste domingo às 7:00hs da manhã na Capela Velório do Grupo Zelo em carangola, de onde sairá o féretro para o Cemitério de conceição Informou o Grupo Zelo.