Comunicamos o falecimento de Catarina Corrêa Augusto. Conhecida como FIA



*Nota de falecimento* Comunicamos o falecimento da Srª.CATARINA CORREA AUGUSTO (conhecida como Fia), Filhos:Paulo Cesar (conhecido Paulão), Luiz e Maria, Netos e Bisnetos e demais parentes e amigos convidam a todos para o seu sepultamento nesta Quinta-feira às 17:00hs, Saindo o féretro da capela mortuária São Vicente de Paula em Caiana  para o cemitério local.       INFORMOU O GRUPO ZELO

ACORDA Prefeito Silas e ACORDA Câmara Municipal. O rombo na Saúde continua com perdas irreparáveis. Confiram


Crimes na Saúde em Carangola persistem. Descaso e abandono prejudicam Carangola e toda a região. 
Desde que o MP agiu. Apenas esse fez algo eficaz. Os demais somente faz de conta e insistem em um modelo de gestão que traz inúmeros prejuízos a saúde de Carangola e toda a região que acabaram de perder importância e competência na gestão da saúde regional.
Portanto, esse faz de conta não pode persistir e a gestão da saúde em Carangola tem que ser levada a sério. O que não vem sendo feito. Com gestão provisória e sem participação em órgãos colegiados importantes. Fazendo com que se percam inúmeras oportunidades. 
Vamos detalhar oportunamente essa denuncia que recebemos.
Acorda Prefeito Silas e acorda Carangola. Deitados eternamente em berço esplêndido. Fazendo como que não sabem de nada e com isso roubam o dinheiro da saúde e também não acompanham os passos necessários e participação e alinhamento com as políticas estaduais. Trazendo ainda mais prejuízos e perda de recursos. 
Acorda. Chega de acordos e silêncios. Troca de cargos e tantas outras negociatas que assolam o Legislativo e o Executivo de Carangola. Trazendo prejuízos a saúde de todos. 
A foto acima e mais um rombo. Buraco e descaso do Executivo e retrata bem os rombos e descasos existentes nessa administração. 

A foto retrata esse local e descaso da administração municipal. (editado)

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Reunião com Diretoria do Clube da Maior Idade de Carangola. Parceria para promover a Rota do Café e Cachaça e diversos roteiros para os integrantes da Melhor Idade. Promovendo Carangola e toda a região.

Nessa quarta feira participamos de uma reunião com Marcelo Silva Pigaiani - Presidente do Conselho Deliberativo e Lúcia Furtado - Presidente do Clube da Maior Idade de Carangola. Desse encontro parcerias e incentivos para promover atrativos e roteiros personalizados para os integrantes do Clube da Maior Idade de Carangola.

Vem mais coisas boas por aí. VEM COM A GENTE. 


Confiram

 

Retrospectiva 2023. Realizações do Éocombatente colocam nossa região em destaque e promovem cada vez mais o turismo. Iniciativa empreendedora que é destaque e reconhecida e premiada internacionalmente.





Comunicamos o falecimento de Nair Reduzindo do Carmo



*Nota de falecimento* Comunicamos o falecimento da Srª.NAIR REDUZINO DO CARMO (Conhecida como dona Naná), Filhos: Maria Sibelina, Lúcia Helena, Sebastião, Cleide, Lúcio, Jane e Carla, Genros, Noras, Netos e Bisnetos,  demais parentes e amigos convidam a todos para o seu sepultamento nesta Quinta feira às 10:00h, Saindo o féretro da capela Velório do grupo zelo em espera feliz, as 08:00hs para a Capela Municipal de Dores do Rio preto de onde Seguirá para o cemitério Daquela Localidade.       INFORMOU O GRUPO ZELO

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Continua o descaso da Prefeitura e do Semasa na solução eficaz dos problemas, causados por esses, que atingem os moradores do Residencial Ipe, Alterosa e Coroado.


Quase 1 mês após as chuvas que causaram danos e prejuízos aos moradores do Residencial Ipê, Coroado e Alterosa o Semasa e a Prefeitura de Carangola ainda não completaram o serviço para limpeza e desobstrução das redes pluviais e sequer tomaram medidas práticas, corretas e eficazes para evitar que o problema seja permanente e recorrente com as chuvas novamente. 

Nas páginas oficiais de propaganda da Prefeitura de Carangola nenhuma informação. Somente propaganda enganosa. Chega de maquiagens e faz de conta. É necessário que se tomem medidas práticas, corretas e eficazes imediatamente. 

Com gestões pífias e de faz de conta. Nossa região perde inúmeras oportunidades. Já são 2 anos e 11 meses que nada acontece nessas administrações soberbas e vaidosas. Um total desperdício do dinheiro público com o faz de conta que fazem alguma coisa e nada transformador acontece da parte desses. Só faz de conta.

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Conexão Serra do Brigadeiro foi um grande sucesso nessa 9ª Edição da Rota do Café e Cachaça: Cachaças de Alambique Sinhazinha e Dona Bela, Queijos e doces maravilhosos da Campolac e Café Especial da Bruna. Além de uma grande confraternização no espaço gourmet com piscina e churrasco no Alambique do Leo da Cachaça no Córrego dos Marianos - Bicuiba em São Francisco do Glória. Em 2024 a Rota do Café e Cachaça fará Conexão Montanhas Capixabas. Comemorando os 10 anos de sua criação e os 6.0 do Xyko Éocombatente.

 Conexão Serra do Brigadeiro foi um grande sucesso nessa 9ª Edição da Rota do Café e Cachaça: Cachaças de Alambique Sinhazinha e Dona Bela, Queijos e doces maravilhosos da Campolac e Café Especial da Bruna. 

Além de uma grande confraternização no espaço gourmet com piscina e churrasco no Alambique do Leo da Cachaça no Córrego dos Marianos - Bicuiba em São Francisco do Glória. 

É a Rota do Café e Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira conectando o Parque Estadual do Brigadeiro, São Francisco do Glória e Fervedouro no maior projeto de turismo de toda a região. Essa criação e realização do Éocombatente que tem promovido e destacado toda a região. Com prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais. 

Obrigado Léo da Cachaça a acolhida e o espaço maravilhoso. Obrigado Bruna e obrigado Anivaldo da Campolac. Maravilha.

Em 2024 a Rota do Café e Cachaça fará Conexão Montanhas Capixabas. Comemorando os 10 anos de sua criação e os 6.0 do Xyko Éocombatente. 

















Seminário sobre os Benefícios e Maléficos da Tecnologia na Infância e na Adolescência na EE. Antônia Martins de Barros no Catuné



Seminário sobre Os Benefícios e Malefícios da Tecnologia na Infância e na Adolescência. Na E.E. Antônia Martins de Barros .

No dia 22/11/2023 aconteceu na E. E. Antônia Martins de Barros, Catuné, Tombos - MG pertencente a  (SRE Carangola), o 2º seminário  Ciências Humanas. Com o tema ''Os Benefícios e os Malefícios da Tecnologia na infância e na Adolescência''.  Organizado e apresentado pelos  alunos do  3º ano do ensino médio.
Sob  a orientação da professora Valdineia Garlope responsável pelas disciplina de Sociologia e Filosofia, que contou com a ajuda das professoras Jeane Karla  e Clelimar Caldeira ,juntamente com a supervisora  Luciana Paranhos e a diretora Juliana Medeiros, os alunos demostraram seu comprometimento e entusiasmo para a realização desse seminário.
O tema escolhido ''Os Benefícios e os Malefícios da Tecnologia na Infância e na Adolescência.'' 
Foram feitas pesquisas com crianças de 6 a 10 anos e adolescentes de 11 a 18 anos. Com as seguintes perguntas:
Quanto tempo você passa nas redes sociais?
Qual rede social você mais acessa?
Você já sofreu algum tipo de assedio virtual? ( essa pergunta foi as os adolescentes de 11 a 18 anos)
Seus pais tem conhecimento do que você acessa nas redes sociais?
Com as respostas das perguntas foi feito um gráfico, e com os resultados os temas abordados.
Não é de hoje que o assunto "tecnologia na infância" é muito abordado tanto dentro de casa quanto nas escolas. Quanto tempo as crianças podem ficar conectadas? Ou até mesmo, quais dispositivos elas podem ter acesso? Há quem diga que as tecnologias atuais são vilãs do desenvolvimento infantil e há aqueles que defendem seu uso.
Uma coisa é fato: não existe certo ou errado. Sabemos que a tecnologia traz um mundo de possibilidades boas e ruins e que, hoje em dia, é quase impossível ficar distante dos dispositivos móveis. Mas tudo deve ser supervisionado e utilizado com cautela.

Comunicamos o falecimento de Itália do Carmo Vecce



*Nota de falecimento* Comunicamos o falecimento da Srª.ITALIA DO CARMO VECCE, Filha: Natália, Irmãos: Nené, Graça, Eliane, Leila, Fernando, Fernanda, Mãe: Maria Vecce, Netos: Maria Fernanda e Ravi e demais parentes e amigos convidam a todos para o seu sepultamento nesta Segunda feira às 17:00hs, Saindo o féretro da capela Velório do grupo zelo em Carangola, para o cemitério Local.       INFORMOU O GRUPO ZELO

Comunicamos o falecimento de Inaya Tavares Coelho. Conhecida Nazinha. Mãe da Leninha Professora.



*Nota de falecimento* Comunicamos o falecimento da Srª.INAYÁ TAVARES COELHO  (conhecida como Nazinha Mãe da Leninha Professora), Filha: Maria Helena Tavares coelho (conhecida como Leninha Professora), demais parentes e amigos convidam a todos para o seu sepultamento nesta Segunda feira às 16:00hs, Saindo o féretro da capela Velório do grupo zelo em espera feliz, para o cemitério São João Batista.       INFORMOU O GRUPO ZELO

domingo, 26 de novembro de 2023

Comunicamos o falecimento de Marlene Pacheco Boaventura. Conhecida Marlene Pacheco



*Nota de falecimento* Comunicamos o falecimento da Srª.MARLENE PACHECO BOAVENTURA (Conhecida como  Marlene Pacheco) Filhos: Alcione, João e Elizângela, Genros, Noras, Netos, Bisnetos, demais parentes e amigos, convidam a todos para o seu sepultamento nesta Segunda-feira às 9:00hs. Saindo o féretro da Capela São Vicente de Paula  em Caiana, para o cemitério Local.     INFORMOU O GRUPO ZELO

Comunicamos o falecimento de Ataíde Brum



*Nota de falecimento* Comunicamos o falecimento do Sr°. ATAÍDE BRUM, Irmãos: Mario Gessine Brum, Jovino Brum, Orlinda Brum, José Brum e Celson Brum, demais parentes e amigos, convidam a todos para o seu sepultamento neste Domingo às 18:00hs. Saindo o féretro da Igreja Católica do Divininho, para o cemitério Local.       INFORMOU O GRUPO ZELO

A Carangolense Cristiane de Paula agora passa a integrar a Banda Corpo Delito. Boa sorte

 

A Carangolense Cristiane de Paula agora passa a integrar a Banda Corpo Delito. Boa sorte 


Comunicado da Banda :

 É com muita satisfação que apresentamos a nova integrante da Banda Corpo Delito, Cristiane de Paula!

Cristiane é uma incrível cantora que ficou entre as semifinalistas do famoso programa de televisão The Voice Brasil.

Com sua voz poderosa, ela cativou os corações dos jurados e do público em geral, e agora traz todo o seu talento para a nossa banda.

De infância humilde, Cristiane sempre sonhou em ser cantora e usou a música como uma forma de superar as adversidades da vida.

Começou a cantar aos 17 anos, passou por algumas Bandas e sempre sonhou em cantar na TV.

Suas referências na mùsica foram: Michael Jackson, Whitney Houston, Celine Dion, Tina Turner, Mariah Carey, entre outras...

Com seu talento e voz marcante, chegou ao Programa da Patrícia Abravanel no SBT (Máquina da Fama), logo após, passou no Desafio do Gugu Liberato, Programa Canta Comigo e em seguida o The Voice Brasil, e agora está pronta para brilhar ainda mais como parte da tradicional Banda Corpo Delito!

Estamos muito animados em ter Cristiane como parte da nossa equipe e mal podemos esperar para compartilhar com o público todo o talento e energia que ela traz para a nossa música.

Se você ainda não conhece a voz incrível de Cristiane de Paula, não perca mais tempo e venha nos assistir em nosso próximo show!


Fonte GUIA MURIAÉ

Título nosso

Dezembro Vermelho chama a atenção para a prevenção e combate ao HIV/Aids

 Diagnóstico e tratamento são oferecidos na rede pública de saúde

O vírus HIV, causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), permanece entre nós e não pode ser ignorado. A doença é uma realidade, mas tem tratamento e é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Minas Gerais, foram 12.980 casos notificados nos últimos três anos, e tem 55.122 usuários em tratamento. 

No Dezembro Vermelho, dedicado à prevenção da infecção e do combate ao HIV/Aids, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), reforça as ações para conscientizar a população sobre o diagnóstico e tratamento e reduzir o preconceito e a discriminação às pessoas vivendo com HIV.

Minas Gerais conta com 75 Serviços de Atendimento Especializado (SAE), Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM) no estado, distribuídos em 65 municípios mineiros, que oferecem consultas multiprofissionais e distribuição de antirretrovirais a todos os usuários.

Segundo a referência técnica da coordenação estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids e Hepatites Virais da SES-MG, Cecília Helena de Oliveira, o serviço público de saúde tem um papel fundamental na qualidade de vida das pessoas portadoras do vírus.

“O SUS disponibiliza e distribui gratuitamente antirretrovirais, medicamentos utilizados para o tratamento, além de promover ações de prevenção como testagens rápidas, estímulo ao uso e distribuição gratuita de preservativos e gel lubrificante, disponibilização de outras profilaxias como a pós-exposição e a pré-exposição. A pessoa que vive com HIV, que utiliza a medicação de forma correta e contínua, tem níveis de vírus circulante no sangue igual a zero, o que contribui para uma boa qualidade de vida”, esclarece.

O diagnóstico é realizado por meio de testes rápidos, disponíveis em qualquer serviço de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), clínicas, hospitais ou Serviços de Atendimento Especializado (SAE), e o tratamento é feito pelo SAE mais próximo da residência do paciente. O tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento dura em média de sete a 15 dias.

Ainda de acordo com a referência técnica, Minas Gerais, em 2022, realizou a distribuição de 29 milhões de insumos (preservativos masculinos e gel lubrificante) para as ações de prevenção às IST e 1,2 milhão de testes rápidos.

“Dentre as ações de prevenção, destaca-se também a oferta da pré-exposição, que consiste no uso de medicamento diário, em situações de risco para a infecção ao HIV, e a pós-exposição, que é o uso de medicamentos antivirais em caráter de urgência, em até 72 horas, após uma exposição de risco, por 28 dias. Já a implantação do teste rápido nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios favorece a oferta da testagem em tempo oportuno e a realização do diagnóstico precoce”, explica.

Em Minas Gerais, foram notificados 4.628 casos de HIV/Aids em 2021, 4.751, em 2022; e 3.601 casos até novembro de 2023.

Assistência especializada

O Hospital Eduardo de Menezes (HEM), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), é referência estadual em infectologia e dermatologia sanitária. Na década de 1980, a unidade abriu leitos para pacientes com Aids e, pouco tempo depois, tornou-se referência para o tratamento do HIV e de outras doenças infectocontagiosas. O Serviço de Atenção Especializada (SAE) do HEM é hoje um importante prestador de atendimentos ambulatoriais, responsável por uma parcela considerável de primeiras consultas de infectologia em Belo Horizonte.

De acordo com a gerente assistencial da unidade, Tatiani Fereguetti, ainda que a infecção pelo HIV tenha feito uma grande quantidade de vítimas fatais em décadas anteriores, atualmente não é mais uma “sentença de morte” e sim uma doença crônica, que não tem cura, mas tem tratamento.

“Uma vez diagnosticada, a pessoa que vive com HIV deve ser encaminhada para atenção especializada. No HEM, os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar e recebem o tratamento indicado pelo Ministério da Saúde. Os comprimidos devem ser tomados todos os dias, durante toda a vida do paciente. A medicação é altamente eficaz, bem tolerada e proporciona uma vida longa e com qualidade”, explica. “O principal desafio ainda é a discriminação, o preconceito e a falta de informação”, ressalta a gerente.

É importante lembrar que o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis contam com inúmeras opções de prevenção disponíveis no SUS, como o preservativo feminino e masculino, vacinas (como a do HPV e da hepatite B) e até mesmo medicamentos - como é o caso da PEP (profilaxia pós-exposição) e da PrEP (profilaxia pré-exposição), além da testagem regular.

“Chamamos esse conjunto de estratégias de prevenção combinada. Porque, juntas, são capazes de reduzir expressivamente o número de infecções”, afirma a gerente do HEM.

As primeiras consultas relacionadas à infectologia são agendadas via Central de Marcação de Consultas (CMC) de Belo Horizonte. O encaminhamento dos pacientes é realizado pelos centros de saúde.

Após estarem vinculados ao HEM, todos os retornos são agendados na própria unidade. Além disso, depois das consultas, os pacientes podem se direcionar à farmácia ambulatorial dentro do HEM para buscar os medicamentos antivirais disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), necessários para o tratamento.

De modo geral, as demais infecções sexualmente transmissíveis podem se manifestar com corrimento, coceira, dor, verrugas ou feridas na região genital ou no ânus. “No entanto, algumas doenças podem ter um longo período de silêncio, sem qualquer manifestação de sinal ou sintoma. Por isso, é essencial a testagem periódica para HIV, sífilis e hepatites virais, além da prevenção”, conclui Fereguetti.

Carros, motos, pedras semipreciosas e ouro apreendidos em operações contra o tráfico serão leiloados em Minas



Ação da Sejusp busca reforçar política de prevenção e combate às drogas e trazer receita para os cofres públicos; arrecadação dos três últimos anos soma mais de R$ 10 milhões

 

Quarenta e sete veículos entre motos, automóveis e caminhonetes, de modelos como Fiat Linea Absolut, Renault Sandero, S10 Advantage, além de ouro, um lote de prata e outras pedras semipreciosas poderão ser adquiridos, a partir da próxima quinta-feira (30/11), durante os três leilões de bens apreendidos em operações contra o tráfico de drogas que serão realizados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
 

Nos três últimos anos foram realizadas 31 edições. Ao total, 430 bens foram alienados e mais de R$10 milhões arrecadados.

“A Sejusp vem trabalhando em parceria com o Judiciário e com as forças policiais do estado para avançar na gestão dos bens apreendidos e na descapitalização das organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas e em outros crimes”, explica a subsecretária de Políticas sobre Drogas, Cláudia Leite. 

“Tais ações evitam a desvalorização do bem apreendido, além de reduzir custos com pátios e galpões e fortalecer as ações de cuidado, prevenção e combate às drogas”, detalha.

Os leilões de número 7 e 8 - que contemplam 31 veículos, as pedras semipreciosas, ouro e prata - acontecem na quinta-feira (30/11). Já o leilão 6, com outros 16 veículos, ocorre na terça-feira (12/12).

Todos os lances já estão abertos e podem ser consultados nos links leilão 6leilão 7 e leilão 8.

Nas páginas é possível ainda conferir os editais e ver as fotos dos bens. Agendamentos para visitação podem ser feitos por meio dos telefones disponíveis nos editais.

Utilização dos recursos

A ação faz parte do projeto federal “Esforço Concentrado para a Redução dos Bens Aguardando Destinação”, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com Minas Gerais, e busca garantir a eficiência na gestão de bens perdidos em favor da União, trazendo, ainda, receita para os cofres públicos.

Os recursos arrecadados são destinados a ações de redução da oferta e da demanda de drogas, campanhas, estudos e capacitações, além de serem aplicados na gestão do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) e nas despesas decorrentes do cumprimento das atribuições da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senad). 

Veículos

Os veículos considerados recuperáveis podem voltar à circulação e têm direito à documentação. Os arrematantes são isentos de multas, encargos e tributos anteriores à aquisição.

Já os itens alienados como sucatas irrecuperáveis só podem ser adquiridos por empresas de desmonte ou reciclagem, devidamente credenciadas em órgãos de trânsito. 

“Neste semestre, mais dois leiloeiros foram contratados para que, em 2024, os resultados alcançados sejam ainda mais exitosos. Minas Gerais é referência nacional na gestão de ativos apreendidos e tal reconhecimento só é possível com o empenho de todos os atores envolvidos no processo”, finaliza Edward Felipe da Silva, assessor de Gestão de Ativos Perdidos e Apreendidos em Favor da União da Sejusp.

 

Crédito das imagens: Sejusp / Divulgação

Governo de Minas paga 13º salário dos servidores no dia 18/12


Funcionalismo receberá o benefício em parcela única

 

Governo de Minas Gerais pagará o 13º salário aos servidores, ativos e aposentados, e pensionistas, em parcela única, no dia 18/12. Este é o terceiro ano consecutivo, depois de seis anos em que o pagamento era feito em atraso ou parcelado, em que o abono natalino é depositado em dia.

São mais de 630 mil servidores (ativos e inativos) e 52 mil pensionistas. O valor total da folha de pagamento do Estado chega a mais de R$ 4,1 bilhões, sem encargos patronais, com base nos dados de setembro de 2023.

O governador Romeu Zema ressaltou o compromisso da atual gestão em valorizar o trabalho dos servidores públicos do Estado. "Mais uma vez, conseguimos fazer o pagamento do 13º em parcela única, mesmo vivendo uma situação financeira complicada em Minas. Isso é resultado de um trabalho sério e dedicado da nossa gestão, que coloca o servidor público e o cidadão mineiro sempre em primeiro lugar", destacou o governador.

Histórico

Quando assumiu o Estado, em 2019, o governador Romeu Zema herdou o pagamento do 13º do funcionalismo público referente a 2018, deixado pela gestão anterior. Esse abono natalino foi quitado, em parcelas, até outubro, enquanto o benefício relativo a 2019 terminou de ser pago em maio de 2020.

Já o 13º salário de 2020 foi quitado da seguinte forma: para garantir a isonomia, todos os servidores receberam uma parcela de até R$ 2 mil em 23/12, antes do Natal. Ao todo, 39% do pagamento foi efetuado nesse período. O restante foi pago em parcelas mensais de R$ 2 mil, até que o montante fosse completamente quitado, em abril de 2021.

O Governo de Minas conseguiu regularizar a situação e o pagamento integral do benefício ocorreu, sem atraso, em 2021 e em 2022. Até então, a última vez que o 13º foi quitado em dia havia sido em 2016.

sábado, 25 de novembro de 2023

Tombense não fez o dever de casa. Perde de 1 a 0 e cai para a Série C em 2024.

O Tombense com um Campeonato disputado abaixo da média e no final o resultado. Em 2024 irá disputar a Série C. Perdeu nesse sábado para o Mirassol em casa por 1 a 0. Chapecoense e Ponte Preta venceram e colocaram o Tombense na zona de rebaixamento. Dessa vez definitivamente. 

Valeu Tombense. Estaremos em 2024 na torcida e desejando melhores resultados.