terça-feira, 31 de janeiro de 2023

O mais experiente vestibulando da UEMG em 2023. Sempre é momento de sonhar e realizar.

 

Sempre é momento de sonhar e realizar. Assim pautamos e trilhamos todos os nossos caminhos em nossa vida e nesse momento que essa oportunidade nos abre as portas, VESTIBULAR UEMG 2023, fomos buscar ainda mais experiência e oportunidades para somar ao nosso cotidiano de lutas, construções e sonhos. 

SEMPRE É TEMPO DE ACREDITAR. 

GRANDES GUERREIROS COMBATENTES. SONHAM E REALIZAM MAIS. 


🔆Vem com a gente.🔆 Levamos todos vocês para o MAU CAMINHO com sabores diferenciados dos cafés especiais premiados e as cachaças artesanais de alambique. Misturados com erosões, lama, buracos, crateras, poeira e tem também muita droga natural que nos enche e entorpece de prazer e alegria correndo nas veias desses apaixonados por off road em 2, 3 e 4 rodas:

📌- Adrenalina, Dopamina, Oxitocina, Serotonina e Endorfina de montão. Quer viver essa alegria e prazer? Vem com a gente.

 

➡️ROTA DO CAFÉ & CACHAÇA – CAMINHOS DO PICO DA BANDEIRA. Expedições OFF ROAD. 

Turismo de vivência e experiência:  Do grão à xícara - Cafés Especiais. Empoderamento feminino, empreendedorismo rural familiar, economia criativa e solidária, turismo de base comunitária e produção artesanal das cachaças de alambique. 

 

O ouro daqui é o ouro dourado do café especial🍵

O Ouro e Prata do bálsamo especial no sabor do destilado do “coração” da mais doce cana que se transforma artesanalmente no maná dos Deuses: 

A Cachaça Artesanal de Alambique.🍾

 

Éocombatente Adventure Agência de Turismo Receptivo, Expedições off road 4x2/4x4 e Eventos.  

@eocombatente

Inscrições/Reservas/Informações  

(32)9-9923-9337(zap) 

eocombatente@hotmail.com

#offroad

#jeep

#quadriciclo

#4x4

#utv

Agradecimento Especial à toda equipe da GOLFETO SEGUROS. Uma tranquilidade e segurança nessa nossa vida. Mais uma vez prestando um serviço de excelência.

Há mais de 2 décadas a Golfeto Seguros em Carangola foi eleita a nossa agência de seguros e em todas as oportunidades de renovação e assistência sempre estiveram marcando presença e buscando a melhor cotação, o melhor atendimento e assistência em todas as ocorrências de panes e ou acidentes. 

Em cada momento o atendimento de excelência pela sua equipe. Que nos tranquiliza e nos dá toda a segurança. Obrigado, mais uma vez, à toda equipe GOLFETO SEGUROS. Em especial, representando a todos a Kátia, esse patrimônio da GOLFETO SEGUROS. 

Marcelo Golfeto. Pode melhorar o salário dela e de toda equipe. SÃO FANTÁSTICOS. 

É Deus em primeiro lugar que nos protege e depois vem a GOLFETO SEGUROS. 


Edital seleciona professores da rede estadual para curadoria em programa de iniciação científica

 

Objetivo é escolher 12 profissionais efetivos para atuação nas quatro áreas de conhecimento da educação básica

  • ícone de compartilhamento

SEE / Divulgação

Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) publicou o Edital Nº 03/2023 para a seleção de professores efetivos da rede estadual de ensino que irão atuar como Curadores do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (Iceb). A divulgação ocorreu no último sábado (28/1), no Diário Oficial de Minas Gerais.  

Esse edital é a continuidade do Programa e sinaliza o início das ações da Edição 2023/2024 — que é a constituição de 400 Núcleos de pesquisa nas escolas estaduais e o atendimento direto a 4.800 estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental, do ensino médio, 3º e 4º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – fundamental e médio - e a participação de 512 professores efetivos da rede estadual de ensino.  

Ao todo, serão lançados três editais: dos Curadores, dos Tutores e dos Projetos. Os profissionais interessados podem se inscrever em mais de um edital, mas não podem atuar em mais de uma função. Caso não sejam selecionados em um, podem se inscrever em outro. Nesse primeiro, serão selecionados 12 professores efetivos da rede estadual de ensino, três para cada área do conhecimento — Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 

Os selecionados integrarão o núcleo gestor do Iceb, exercendo, remotamente, atividades de apoio à seleção dos projetos, ao acompanhamento de indicadores, à organização da formação de professores e dos relatos de experiência elaborados pelas equipes dos núcleos de pesquisa em todo o Estado.  

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante, ressalta a importância do Programa e destaca o objetivo da ação. “Queremos fomentar o protagonismo juvenil e promover uma aproximação da universidade/academia com os estudantes, promovendo uma primeira experiência de pesquisa para que eles se entendam como sujeitos do processo de construção do conhecimento e não apenas de receptores", comenta.   

A carga horária obrigatória voltada às atividades de curadoria é de 8 horas/aulas semanais, devendo ser realizada no contraturno, organizada de forma que não comprometa as demais atividades docentes e de acordo com a definição do Núcleo Gestor do Iceb. Os professores participantes recebem extensão de carga horária. 

As inscrições para curadoria do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica poderão ser feitas, no período de 2 a 12/2, por meio deste link.  O resultado da seleção será divulgado no site da SEE no dia 3/3.

·         Clique aqui para acessar o cronograma completo.  

Programa Iceb

O Programa de Iniciação Científica na Educação Básica tem por finalidade fomentar o protagonismo juvenil, o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à pesquisa, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Currículos Referência de Minas Gerais (CRMG), bem como o cumprimento de ações voltadas à educação das relações étnico-raciais, em consonância com as Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008. 

O objetivo do Iceb é intensificar o estudo e a reflexão dos Temas Contemporâneos Transversais, por meio da aplicação de metodologias científicas, possibilitando que os estudantes identifiquem e proponham soluções para as situações-problema de seu contexto social. Além disso, visa incentivar, apoiar, valorizar e dar visibilidade à produção e compartilhamento de conhecimentos e saberes, a partir do ensino e aplicação de metodologias de pesquisa científica.  

Contemplando todas as áreas de conhecimento, os 400 projetos serão desenvolvidos com base em dois eixos de pesquisa —  os Territórios de Iniciação Científica (TICs) e os Núcleos de Pesquisas e Estudos Africanos, Afro-brasileiros e da Diáspora (NUPEAAs) — sendo 200 projetos para cada eixo. Os projetos de pesquisa serão selecionados por meio de critérios definidos em edital próprio. 

Edital Projetos 2023/2024

O edital para a seleção dos 400 projetos que farão parte do Programa está previsto para ser publicado em 1/2. Poderão ser selecionados até 2 Núcleos por escola, desde que em temáticas diferentes, contemplando os Núcleos de Pesquisas e Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diáspora (NUPEAAS) e os Territórios de Iniciação Científica - TIC. Os Núcleos são formados por um grupo de 8 a 12 estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental, ensino médio e séries correspondentes do EJA e um Professor Orientador. 

Edital Tutores 2023/2024  

O terceiro e último edital trata sobre a seleção de cem professores efetivos, com formação Stricto Sensu, que atuarão como tutores.  Essas vagas serão distribuídas por área de conhecimento e de acordo com a quantidade de projetos selecionados em cada uma delas. A previsão é de que a publicação aconteça em 14/2.  


Fonte Agência Minas. 

Catálogo de cursos da nova edição do Trilhas de Futuro já está disponível

 

Candidatos podem conferir os cursos oferecidos em suas regiões; inscrições começam na próxima quinta-feira (2/2)

  • ícone de compartilhamento

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), divulgou nesta segunda-feira (30/1) o catálogo de cursos técnicos oferecidos na 3ª edição do programa Trilhas de Futuro. Os estudantes interessados em uma vaga para as formações profissionais gratuitas oferecidas pelo programa já podem acessar o site para conferir a disponibilidade das opções em suas regiões. No documento estão listadas as instituições, cursos e municípios que estarão com vagas abertas. As inscrições começam nesta quinta-feira (2/2), vão até 15/2, e poderão ser feitas exclusivamente pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

Nesta edição, o programa oferecerá 40 mil novas vagas em todas as regiões do estado, com 77 opções de cursos técnicos gratuitos em instituições públicas ou privadas, em diversas regiões do estado. O objetivo é capacitar jovens para alcançarem oportunidades no mercado de trabalho. Além da formação gratuita, o estudante participante receberá uma ajuda de custo para transporte e alimentação, que a partir de maio próximo terá um reajuste, de R$ 18 para R$ 20 por dia.

Para acessar o catálogo do Trilhas de Futuro, clique neste link.

Inscrições

As inscrições começam em 2/2 e poderão ser feitas por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site do programa. Será divulgado na página de inscrição, um arquivo com a listagem completa de cursos disponíveis, às instituições ofertantes, o turno e o município de oferta. A previsão de início das aulas é em abril deste ano.

Poderão se inscrever para as vagas, estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio e também cidadãos que já concluíram essa etapa de ensino. Não há restrição de idade para participar dos cursos, mas as alocações das vagas seguem os critérios previstos na Resolução 4.794/2022.

Programa referência

A iniciativa de sucesso, que é o maior programa de formação profissional de jovens estudantes já desenvolvido pelo Governo de Minas, tem inspirado governos de outros estados. Como o governo do Espírito Santo, que por meio do seu secretário de Estado de Educação, Vitor de Angelo, esteve reunido com a equipe técnica da SEE/MG para conhecer mais sobre o programa de formação profissional.

Além disso, em dezembro de 2022, o governador Romeu Zema destacou o programa, durante o evento Pacto pela Aprendizagem, promovido pela organização Todos pela Educação, em Brasília. A reunião teve a participação de 16 governadores, e contou também com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e membros do grupo de educação, que na época integraram a equipe de transição do atual governo federal.

Atualmente, cerca de 100 mil alunos estão matriculados em um dos 78 cursos oferecidos em 181 instituições credenciadas, em 123 municípios mineiros. Desde o lançamento do programa, em 2021, o Governo de Minas já investiu cerca de R$ 1 bilhão nesta iniciativa.

Fonte Agência Minas

Novo título do Tesouro Direto começou a ser vendidonesse segunda feira(30). Investimento que complementa aposentadoria custa a partir de R$ 30

 A partir dessa segunda feira (30), o cidadão tem a disposição um instrumento para complementar a aposentadoria. Começou a ser vendido na B3, a bolsa de valores brasileira, o título Tesouro Renda+ Aposentadoria Extra, que exige valor inicial a partir de R$ 30 e poderá ser acumulado de 7 até 42 anos.

Oferecido pelo Tesouro Direto, programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas pela internet, o papel permite que o investidor planeje uma data para a aposentadoria e receba uma renda extra mensal por 20 anos. O valor investido será corrigido mensalmente pela inflação mais uma taxa de juros que varia conforme as condições da economia, garantindo o poder de compra do investidor.

“O Tesouro Renda+ Aposentadoria Extra é um programa de educação financeira muito importante para ajudar as famílias a perceberem os benefícios que a poupança de alguma parcela da renda pode gerar no futuro. Com o avanço da idade, essa ação de poupar desde o início da sua vida laboral pode gerar um grande benefício em termo de renda extra”, disse o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, no evento de lançamento do título público, na sede da B3, em São Paulo.

O valor investido será sempre devolvido em 240 prestações mensais que amortizarão todo o dinheiro investido no produto. O valor inicial para o investidor começar a investir no produto é de cerca de R$ 30.

O Tesouro Nacional espera a adesão de até 3 milhões de trabalhadores, o que ampliaria o público do Tesouro Direto para cerca de 5 milhões de investidores. O órgão esclarece que os títulos públicos funcionarão como um complemento para a aposentadoria e não substituirá o regime de Previdência por repartição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nem o regime especial de Previdência para o funcionalismo público.

Acumulação

O período de acumulação de capital, equivalente à vida desse título, é de 7 a 42 anos, dependendo do vencimento escolhido pelo investidor. Existem oito datas de vencimento do papel, de 15 de janeiro de 2030 a 15 de janeiro de 2065, sempre com intervalos de cinco anos entre um título e outro (2030, 2035, 2040, 2045, 2050, 2055, 2060 e 2065).

“A pessoa precisa apenas saber quando pretende se aposentar e quanto quer receber por mês ao chegar lá. A partir dessas duas informações, nós calculamos quanto essa pessoa precisa contribuir por mês para alcançar a sua desejada segurança quando parar de trabalhar”, explicou o subsecretário da Dívida Pública, Otávio Ladeira.

O investidor que comprar esse título terá uma vantagem. A taxa de custódia da B3, atualmente em 0,2% do total investido no Tesouro Direto (0,1% pago duas vezes por ano), não será cobrada para o investidor que carregar o investimento até a data de vencimento, com o limite de até seis salários-mínimos no fluxo de pagamentos mensais futuros. Acima disso, será cobrado 0,1% ao ano sobre o excedente.

O investidor que realizar o resgate antecipado dos títulos antes de dez anos pagará taxa sobre o valor de resgate de 0,5% ao ano. Entre 10 e 20 anos, a taxa cobrada será de 0,2% ao ano. Acima de 20 anos, 0,1% ao ano. Nesse caso, não há cobranças de taxas semestrais. O investidor só paga a taxa de custódia no momento do resgate que ocorrer antes do vencimento do título.

Imposto de Renda

O trabalhador precisa ter em mente que o Tesouro Renda+ se trata de um investimento de longo prazo. Resgates antes do vencimento dos títulos poderão trazer prejuízo duplo. Primeiro porque o papel será vendido pelo valor de mercado, que costuma ser mais baixo que o valor teórico que o investidor receberá se mantiver o título até o fim do prazo. Segundo, porque há tributação.

No Tesouro Renda+, se houver venda antecipada do título, o investidor paga uma taxa decrescente, que segue a tabela regressiva do Imposto de Renda para qualquer aplicação em renda fixa. A alíquota varia de 22,5% para resgates até 180 dias após o investimento; 20% entre 181 e 360 dias; 17,5% entre 361 e 720 dias; e 15% após 720 dias.

A alíquota mais baixa, de 15%, torna o investimento desvantajoso em relação a quem escolhe a tabela regressiva de Fundos de Previdência Privada, que paga 10% de Imposto de Renda para aplicações acima de dez anos. Dessa forma, o Tesouro Renda+ é aconselhável a trabalhadores sem acesso a fundos de pensão ou de previdência privada e que investem pequenas quantias.

Captação de recursos

O Tesouro Direto foi criado em janeiro de 2002 para popularizar esse tipo de aplicação e permitir que pessoas físicas pudessem adquirir títulos públicos diretamente do Tesouro Nacional, via internet, sem intermediação de agentes financeiros. Mais informações podem ser obtidas no site do Tesouro Direto.

A venda de títulos é uma das formas que o governo tem de captar recursos para pagar dívidas e honrar compromissos. Em troca, o Tesouro Nacional se compromete a devolver o valor com um adicional que pode variar de acordo com a Selic, índices de inflação, câmbio ou uma taxa definida antecipadamente no caso dos papéis pré-fixados. Os novos papéis destinados à complementação da aposentadoria estão atrelados ao IPCA.

Edição: Aline Leal

Fonte EBC

Detran do RJ começa a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional. Para evitar fraudes, o documento tem como única identificação o CPF

 O Departamento de Trânsito do Rio (Detran.RJ)  começou a emitir hoje (30) a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que tem o CPF como número único de identificação, com o objetivo de dificultar fraudes. Inicialmente, como projeto-piloto, o novo documento será emitido apenas para as crianças de 0 a 11 anos de idade que pedirem a primeira via do RG em qualquer posto de identificação civil do Detran.RJ no Estado do Rio de Janeiro.

Para que seja possível emitir o documento, que será aceito em todo o território nacional, a criança precisa ter a certidão original de nascimento com o CPF, ou a certidão original e mais o documento de inscrição no CPF. Quem não tiver o CPF emitido pela Receita Federal receberá o modelo antigo de RG. Antes de solicitar a identidade, é possível fazer a inscrição no CPF pelo site da Receita ou em unidades conveniadas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e cartórios de Registro Civil.

A nova CIN tem um QR code que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado. Foi incorporado também um código internacional usado em passaportes, chamado MRZ, que facilita o uso do RG como documento de viagem, sendo lido em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Elementos gráficos modernos também dificultam falsificações do novo modelo.

De acordo com o presidente do Detran-RJ, “com o novo documento, a pessoa passa a ser identificada com um número único, o CPF. Hoje, é possível o cidadão tirar um RG com números diferentes em cada estado da federação. A Carteira de Identidade Nacional evita a duplicidade de registros e dificulta fraudes. É muito importante para o Detran-RJ começar a oferecer este documento ao cidadão do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou.

Formato digital

Mais a frente, os cidadãos terão acesso à nova CIN também em formato digital, pelo aplicativo Gov.br, do governo federal. Após emitir o documento impresso, o usuário poderá baixar o app nas lojas IOS ou Android, fazer o cadastro, e acessar o documento pelo telefone celular, pelo tablet ou pelo computador. Também em breve, o Detran-RJ ampliará o acesso ao novo documento para cidadãos de outras faixas etárias.

O prazo de validade da nova CIN varia conforme a idade da pessoa: é de 5 anos para crianças até 11 anos e de 10 anos para quem tem entre 12 e 59 anos. Para a população a partir de 60 anos, o prazo é indeterminado. “No projeto-piloto, vamos emitir o novo documento apenas como a primeira via para as crianças. Não haverá emissão de segunda via. O Detran-RJ tem até janeiro de 2024 para concluir a implementação da CIN”, afirmou o diretor de Identificação Civil do departamento, Pedro Paulo Thompson. 

Pelo decreto federal que instituiu a CIN, o documento no formato anterior será válido no país até 28 de fevereiro de 2032. Apenas daqui a nove anos, portanto, os usuários precisarão ter obrigatoriamente a nova Carteira de Identidade Nacional, o que permitirá uma transição gradual para o novo modelo. Pessoas com 60 anos ou mais terão a opção de não mudar o documento.

Edição: Aline Leal

Fonte EBC

Justiça autoriza recontratação de cubanos do Mais Médicos. Decisão foi assinada pelo desembargador Carlos Augusto Pires Brandão

 A Justiça Federal decidiu autorizar a recontratação de médicos cubanos que atuaram no programa Mais Médicos.

A decisão foi assinada na sexta-feira (27) pelo desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), sediado em Brasília, e atendeu ao pedido de reintegração dos profissionais feito pela associação que representa 1,7 mil intercambistas cubanos que ficaram no Brasil.

A entidade argumentou que médicos que chegaram ao país para trabalhar no programa Mais Médicos, criado em 2013 pela então presidenta Dilma Rousseff, não tiveram o vínculo renovado durante o programa Médicos pelo Brasil, criado no governo Jair Bolsonaro.

Segundo a Associação Nacional dos Profissionais Médicos Formados em Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Aspromed), os profissionais cubanos selecionados no 20º ciclo do programa tinham contrato de dois anos de forma improrrogável, enquanto o edital para os demais intercambistas previa três anos de trabalho, que poderiam ser renováveis.

Ao analisar os argumentos, o desembargador destacou a importância do programa para o atendimento da população que vive em municípios carentes e para auxiliar na crise humanitária envolvendo os indígenas yanomami.

“O programa permite implementar ações de saúde pública de combate à crise sanitária que se firmou na região do povo indígena yanomami. Há estado de emergência de saúde pública declarado, decretado por intermédio do Ministério da Saúde”, afirmou o magistrado.

Segundo o desembargador, a decisão também envolve questões humanitárias dos médicos cubanos que ficaram no Brasil.

“Mostra-se evidente a quebra de legítima expectativa desses médicos, que, em sua ampla maioria, já constituíram famílias em solo brasileiro. Após contratações juridicamente perfeitas de seus serviços por parte da União, que se prolongaram no tempo, afigura-se verossímil imaginar que os médicos cubanos aqui representados reprogramaram as suas vidas, segundo as expectativas formadas a partir dessas contratações, e parece justo reconhecer que agora pretendem permanecer no Brasil”, concluiu.

No fim de 2018, o governo cubano determinou o retorno dos profissionais após desacordo com declarações do então presidente eleito Jair Bolsonaro em relação a mudanças sobre as regras para que os médicos permanecessem no programa, como realização das provas do Revalida, exame para avaliar os conhecimentos sobre medicina, receber salário-integral e opção de trazer familiares para o Brasil.

No atual governo, o Ministério da Saúde estuda o retorno do programa antigo.

Edição: Juliana Andrade

FONTE RBC

MEC divulga novos prazos de inscrição para o Sisu, Prouni e Fies Portal. Acesso Único reúne informações dos três programas

 O Ministério da Educação disponibilizou na internet os editais dos primeiros processos seletivos de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para acessar informações sobre os três programas, os estudantes devem utilizar o Portal Acesso Único. Os calendários de inscrições foram antecipados, conforme anúncio feito em dezembro pelo MEC.

O novo prazo de inscrição para o Sisu é de 16 a 24 de fevereiro de 2023. O resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro. Antes, o resultado estava previsto para sair em 7 de março. As inscrições para o Prouni serão abertas no dia 28 de fevereiro e vão até o dia 3 de março. E para o Fies, terão início no dia 7 de março e terminarão no dia 10 do mesmo mês.

Segundo o MEC, em todos os processos seletivos, a classificação tem por base a nota obtida na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022.

“Para o Prouni, serão válidas também as notas obtidas no Enem de 2021. Já no Fies, quem concorreu a uma das edições do Enem a partir de 2010 até a mais recente, poderá se inscrever”, informou o Ministério da Educação.

Veja as datas

Sisu

Inscrições: 16 a 24 de fevereiro

Resultado: 28 de fevereiro

Prouni

Inscrições: 28 de fevereiro a 3 de março

Resultados: 7 de março (1ª chamada); e 21 de março (2ª chamada)

Fies

Inscrições: 7 a 10 de março

Resultado: 14 de março.

Edição: Kleber Sampaio

Fonte EBC

Polícia Militar prende dois jovens suspeitos de tráfico de drogas

 



Segundo o Ten Godinho, do Pelotão de Divino, a equipe Policial composta pelo Sgt Marins e Cb Vander, receberam informações sobre indivíduos que estavam traficando drogas na Praça Dr. Genserico Nunes de Oliveira, na área central de Divino.

Militares realizaram uma operação e abordaram dois indivíduos, um maior e outro menor de idade. Durante às buscas, foram localizados entorpecentes com os envolvidos. Foram apreendidos cocaína, maconha e crack. Os envolvidos foram encaminhados para a delegacia de Muriaé.

Fonte: PM de Divino

Transcrito Portal Miradouro.

HOMEM É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS E POSSE DE ARMA DE FOGO EM ORIZANIA

 




 

Segundo o Ten Godinho, do Pelotão de Divino, neste sábado, dia 28/01/2023, militares desencadearam uma Operação Policial em Orizânia.

Militares conseguiram identificar o indivíduo que estaria realizando o tráfico de drogas na área central da cidade.

Após às buscas, foram localizadas drogas, balança de precisão, dinheiro e uma arma de fogo.

O suspeito cumpria prisão domiciliar. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia de plantão em Muriaé.

Participaram da operação da PM o Sgt Kleiber, Sgt Kaiser, Sgt Sales, Sd Cipriano, Sd Pinho e Sd Mendes.


Fonte Portal Miradouro

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Tragédia no esporte. Ônibus, que retornava com equipe, cai em ribanceira e faz 4 Vitimas fatais e dezenas de feridos. t



ÔNIBUS QUE SAIU DE UBAPORANGA-MG,COM ADOLESCENTES DE UM TIME DE FUTEBOL DO RJ, CAI DE PONTE E DEIXA MORTOS E FERIDOS.

Um ônibus que levava adolescentes de categorias de base de um time de futebol amador do Rio de Janeiro sofreu um acidente na BR-116, na madrugada desta segunda-feira (30), que deixou ao menos quatro mortos e 28 feridos.

O ônibus, que fazia a rota do município mineiro de Ubaporanga para Duque de Caxias, na baixada fluminense, caiu de uma ponte de 10 metros de altura em um retorno na altura do km 792 da BR-116, no município de Além Paraíba, em Minas Gerais.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que foi acionado às 02h51 desta segunda, afirmou à CNN que, além do motorista, estavam a bordo 28 adolescentes jogadores de futebol e quatro adultos da comissão técnica.

Os bombeiros informaram em nota,que eles usaram ferramentas hidráulicas para remover os bancos do ônibus e retirar as vítimas.

A unidade operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Leopoldina afirmou à CNN que alguns feridos estão em estado grave. As vítimas foram socorridas para hospitais de Leopoldina e Além Paraíba.

O motorista do ônibus é uma das vítimas feridas gravemente e ainda não deu declarações sobre as possíveis causas do acidente.

A Prefeitura de Além Paraíba informou à CNN que 22 pessoas estão em atendimento no hospital local São Salvador,dois adultos, entre eles um jovem de 19 anos, e outros 20 menores de 18 anos.

"Quatro pacientes requerem cuidados especiais, sendo 1 na UTI após cirurgia, 1 em cirurgia, 1 aguardando cirurgia, e 1 em Unidade Intermediária", acrescentou a prefeitura.

A viagem de ônibus estava registrada no sistema da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e as causas do acidente estão sendo investigadas.

Adolescentes foram campeões no fim de semana
Os adolescentes a bordo eram jogadores do Esporte Clube Vila Maria Helena, um time amador vinculado a um projeto social de Duque de Caxias.

Eles estavam em Ubaporanga/MG para a disputa de um torneio chamado "Copa Nacional", que teve as finais disputadas neste domingo (29).

A organização do torneio afirmou à CNN que o EC Vila Maria Helena disputou com duas equipes, sendo campeões pela categoria sub-18 e vice-campeões pela categoria sub-16.

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) afirmou à CNN que está apurando o caso.
                           Fonte: CNN Fotos: Reprodução/Internet

REMINISCÊNCIAS DO CARNAVAL. Relembrando o Banho de Espuma que ficou marcado na história com 6 dias de Folia e Carnaval e ainda mais um dia de atração inovadora com o 1º Encontro de Trios Elétricos. Reportagem desse momento histórico reverenciado até hoje foi resgatada da enchente e esse registro histórico está preservado.

  

Relembrando. Recebi do Professor Duda Pimentel esses registros dessa reportagem de 1998 do Jornal Folha da Mata. Material esse resgatado e que foi recuperado por uma equipe de voluntários que trabalharam incansavelmente para preservar a história e os documentos históricos atingidos pela enchente de 2020 no Museu e Arquivo Histórico de Carangola.
No registro resgatado o Carnaval de 1998 que muitos ainda se lembram e guardam lembranças maravilhosas desse Carnaval: Banho de Espuma, 6 dias de Folia e muito Carnaval. E, ainda mais, com um dia de atração inovadora no sábado seguinte com o 1º Encontro de Trios Elétricos. A Reportagem foi salva da enchente que em 2020 atingiu o Museu Histórico de Carangola e esse registro histórico está sendo preservado. Obrigado a todos que ajudaram o Museu a preservar a história de Carangola. 
À época à frente da Secretaria de Turismo e Cultura fizemos a nossa parte e participamos ativamente junto e já naquela época já afirmávamos: O Carnaval é o povo quem faz. As ideias inovadoras fizeram sim a diferença e marcaram na história. Pois até hoje muitos se lembram do Banho de Espuma e a festa até no outro dia nos 7 dias de festa. 
Obrigado ao Professor DUDA PIMENTEL o carinho de nos ter enviado esse registro. Certamente uma oportunidade relembrar esses momentos maravilhosos e que possam ajudar a resgatar os nosso Carnavais. Pois o CARNAVAL É O POVO QUEM FAZ. 
Quem fez o Carnaval foi o povo animado e também os que muito nos ajudaram naquele momento. Bom também serem relembrados. Desde o pessoal da equipe de segurança, de apoio e de trabalho. A esses eternamente o nosso muito obrigado. Cada um descrito na reportagem em detalhes. 

Motorista perde o controle do veículo em descida íngreme no Bairro Eldorado(Varguinhas) e capota 2 vezes. Carro ficou destruído.



Na noite desse sábado, no acesso/saída  do popularmente conhecido Loteamento do Varguinhas(Eldorado), aconteceu um acidente. A condutora do veículo na descida perdeu o controle e com isso o veículo bateu no meio fio, subiu no barranco e capotou 2 vezes. Ela foi socorrida por populares que estavam em uma festa em uma casa próxima e felizmente foram apenas danos materiais. 



Pista Multiuso, TODAS AS TRIBOS, no Hotel Fazenda Búfalos em Carangola. Começa o levantamento topográfico essa semana e o planejamento do espaço que irá abrigar a turma dos eventos radicais de ciclismo, automobilismo, trecking e motociclismo. Uma parceria Éocombatente e o empresário Jander Costa Valério que irá colocar Carangola e região no Cenário dos grandes eventos radicais.


A iniciativa e parceria, Éocombatente e o empresário Jander Costa Valério/Hotel Fazenda Búfalos, da Construção de uma Pista Multiuso de esportes radicais recebe acolhida e reconhecimento de diversos setores de esportistas, empresários e empreendedores de Carangola e região e já se torna referência essa iniciativa que já tem data para inauguração da Pista de Autocross que será de 07 a 10 de setembro e nessa semana começa o trabalho de levantamento topográfico para alocação dos espaços. VEM COM A GENTE. 

Com isso crescem as oportunidades e possibilidades de colocar Carangola no cenário nacional e internacional dos grandes eventos.

A Pista Multiuso do Hotel Fazenda Búfalos em Carangola irá atender ao público off road, autocross, motocross, trecking, bikecross/ pedal(MTB. DH e XCO) com pistas variadas que atenderão os mais variados tipos de práticas esportivas. Uma parceria e criação Éocombatente, Rota do Café e Cachaça e Hotel Fazenda Búfalos. 

Será de 07 a 10/09/2023 a inauguração da Pista de Autocross e Arena Multiuso HOTEL FAZENDA BÚFALOS/Carangola. Com a maior e melhor infraestrutura de toda a região. Para o Autocross, Motocross e Bikecross:  Pista Extreme, Pista de Velocidade, Pista de Motocross, Bicicross, XCO e DH. Arena Multiuso Paddock e Camping com Arquibancada Natural, Chalés e Restaurante. Uma parceria, Éocombatente Adventure/Rota do Café e Cachaça e o empresário Jander Costa Valério(Hotel Fazenda Búfalos), que irá colocar Carangola no alto do pódio e no cenário nacional e internacional dos grandes eventos de aventuras. VEM COM A GENTE. 

🔆Vem com a gente.🔆 Levamos todos vocês para o MAU CAMINHO com sabores diferenciados dos cafés especiais premiados e as cachaças artesanais de alambique. Misturados com erosões, lama, buracos, crateras, poeira e tem também muita droga natural que nos enche e entorpece de prazer e alegria correndo nas veias desses apaixonados por off road em 2, 3 e 4 rodas:

📌- Adrenalina, Dopamina, Oxitocina, Serotonina e Endorfina de montão. Quer viver essa alegria e prazer? Vem com a gente.

 

➡️ROTA DO CAFÉ & CACHAÇA – CAMINHOS DO PICO DA BANDEIRA. Expedições OFF ROAD. 

Turismo de vivência e experiência:  Do grão à xícara - Cafés Especiais. Empoderamento feminino, empreendedorismo rural familiar, economia criativa e solidária, turismo de base comunitária e produção artesanal das cachaças de alambique. 

 

O ouro daqui é o ouro dourado do café especial🍵

O Ouro e Prata do bálsamo especial no sabor do destilado do “coração” da mais doce cana que se transforma artesanalmente no maná dos Deuses: 

A Cachaça Artesanal de Alambique.🍾

 

Éocombatente Adventure Agência de Turismo Receptivo, Expedições off road 4x2/4x4 e Eventos.  

@eocombatente

Inscrições/Reservas/Informações  

(32)9-9923-9337(zap) 

eocombatente@hotmail.com

#offroad

#jeep

#quadriciclo

#4x4

#utv