sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Prefeito e Vereadores de Carangola. AUMENTO da CONTA do SEMASA. O que vocês fizeram, estão fazendo e farão? O que acontece até então é pura enrolação de vocês. A conta está aí pra ser paga. . SEMASA EMITIU NOTA EXPLICANDO FOI TUDO FEITO COM ESTUDOS e às CLARAS.

Resultado de imagem para politicos mentemApós a população de Carangola ficar assustada, revoltada e indignada, ao receberem as contas do Semasa,  com o abusivo aumento dos valores quase dobrados. O SEMASA emitiu uma nota explicando como foram realizados os estudos que culminaram no aumento assinado pelo Prefeito de Carangola no dia 1º de outubro. Fato esse dias antes da eleição para Deputados, Governador, Senador e Presidente. Quando os mesmos estavam em Campanha pedindo votos para os seus e de novo prometendo "fazer", dizendo que Carangola tem jeito, Carangola para os Carangolenses e agora estamos vendo o que fizeram. Colhendo os frutos dessa total irresponsabilidade e desorganização. Tando das eleições para recentes e a anterior.
Agora, mesmo em recesso, a Câmara faz uma reunião às pressas e emite uma Nota. Que parece mais uma brincadeira. O que estavam fazendo nessas 2 anos? Foram 2 CPIS que não deram em nada. Uma Comissão Processante que também não dará em nada e vereadores, nas redes sociais e que mais parece serem apenas vereadores de redes sociais, tentam agradar a população com palavras doces e, como não dizer, até mentirosas. 
O Prefeito também vai para as redes sociais e emite também uma NOTA. Dizendo que o assunto percorre as redes sociais. Nota essas apenas para tentar agradar. Mais uma vez. Só tentando agradar e esquece que foi ele mesmo quem assinou o documento no dia 1º de outubro. Uma pergunta que não quer calar. Porquê, desde então no dia 1º de outubro, não foi dada a devida publicidade ao documento e ao estudo realizado. 
Onde está o estudo? Onde está o trabalho de fiscalização da Câmara? Onde está a responsabilidade do Prefeito ao assinar um Decreto com um estudo e depois tentar desfazer? 
Administrar uma cidade coletivamente não é somente dizer aquilo que agrada aos ouvidos. Tem que ter seriedade, responsabilidade e competência. Competência e respeito com o trabalho dos outros também. O CISAB é uma entidade séria. Portanto fica a pergunta que não quer calar: Prefeito e  Vereadores de Carangola. Sobre o AUMENTO da CONTA do SEMASA. O que vocês fizeram, estão fazendo e farão? O que acontece até então é pura enrolação de vocês. A conta está aí pra ser paga. À partir de então já é renúncia de receita. Foi feito estudo que embasa esse aumento. Certamente. Não há como cancelar o aumento. Salvo se houver erro no estudo realizado. O que não acreditamos. 
Isso nos faz relembrar a recente ação e tentativa de venda do SEMASA. Feita na calada da noite. Assim como os graves problemas de saúde financeira e irresponsabilidade administrativa dessa administração que colocou e está colocando Carangola em um buraco sem fundo. Dívidas com o IPESC. Dívidas com o Pronto Socorro. Obras inacabadas. Empréstimos para realizar asfaltamento de péssima qualidade em locais que de certa forma não precisavam momentaneamente e não tendo sido comunicados à população e nem realizados estudos e audiências para verificar a necessidade desses. Deixando outros locais que precisavam de pavimentação abandonados.
No entanto, como toda a população, esperamos e desejamos que, na metade dessa desastrosa administração, se encontre os caminhos e soluções para atender a necessidade da população. Assim como os interesses da coletividade. Carangola seguindo em frente uma bela trajetória. Pois seus passos são sementes. Para a página da história.
Assim como a população de Carangola, aguarda ansiosa e esperançosa em uma solução, nós também estamos e colocamos à todos as nossas páginas para os devidos esclarecimentos. 

Nota Emitida pelo SEMASA.

O Semasa gostaria de esclarecer sobre a nova cobrança tarifária:

A autonomia financeira dos órgãos que atuam no setor de saneamento, como medida de preservação da sustentabilidade econômico-financeira, prevista na Lei Federal n 11.445 de 5 de janeiro de 2007 – Lei Nacional de Saneamento Básico (LNSB), constitui questão fundamental para a sua modernização e atendimento à população de forma eficiente exigindo que as autarquias tenham órgão de regulação e fiscalização.

Através da Lei Complementar Municipal n 121/2015, outorga ao Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico Zona da Mata para atuação na regulação e fiscalização dos serviços de saneamento básico do Município de Carangola. 

Foi realizado um estudo das tarifas de água e esgoto praticadas no município, buscando a garantia da sustentabilidade econômico-financeira dos
serviços prestados.

No dia 07/03/2018 às 9:00h foram convidados os vereadores na Câmara Municipal de Carangola para apresentação do estudo e as novas tarifas a serem aplicadas, onde somente 4 compareceram (Joel Maia, Ana Beatriz, Carlos Loureiro e o Carrara ainda vereador).
Nesse mesmo dia foi publicado tanto no site do Cisab-ZM (https://www.cisab.com.br/consultas-publicas?ano=2018) quanto no site do Semasa (http://www.semasacarangola.com.br/posts/66) o estudo feito e a consulta pública.

No dia 08/05/2018, fomos notificados pelo CISAB-ZM sobre a não aplicação da nova tarifa e caso não aplicado seria repassado ao tribunal de contas e ao ministério público, podendo responder por irresponsabilidade fiscal e até por improbidade administrativa.

Infelizmente o prazo se esgotou e foi acatado a nova tarifa.

No dia 1 de outubro foi publicado o decreto n 272/2018 regularizando o novo esquema tarifário e respeitando os prazos de somente iniciar a cobrança após 60 dias de sua publicação e tomando o cuidado de informar nas contas emitidas sobre.

A cobrança da TBO (tarifa base operacional) é um valor único para água e uma para esgoto, referente serviços realizados e disponibilizado na rede para pronto atendimento. Com o estudo o consumidor vai pagar apenas o consumo real, não existindo mais a cobrança do consumo mínimo.

Vale lembrar que o Semasa existe a 50 anos e durante todo esses anos nunca houve ajuste conforme o crescimento do município, ou seja, vinha cobrando um valor insuficiente conforme suas despesas.

Para mais esclarecimentos favor entrar em contato ou com o CISAB-ZM (31) 3891-5636.

Novo Esquema Tarifário do Semasa em Carangola. População está indignada.



Notícias relacionadas. Clique nos links a seguir

Funcionários da Educação vão ter que se contentar com a metade do salário. Esconderam, se omitiram e no apagar das luzes de 2018 colocaram a metade na conta. A outra metade não informaram quando vão colocar na conta.


"Não falta dinheiro. Falta Gestão". Frase usada na Campanha Eleitoral pela atual administração municipal. E agora? Pode até faltar parte do dinheiro. Mas principalmente falta transparência, responsabilidade e gestão.

Funcionários da Educação vão ter que se contentar com a metade do salário. Esconderam, se omitiram e no apagar das luzes de 2018 colocaram a metade na conta. A outra metade não informaram quando vão colocar na conta.



Funcionários da Educação de Carangola prometem mobilização e cobrança do pagamento dos salários e 13º. Irão se reunir no Saguão da Prefeitura e prometem somente sair de lá com resposta positiva.



Caiu mais um recurso na Conta do FUNDEB e Prefeitura de Carangola já pode pagar mais um atrasado. O restante de novembro.




Graças à Mobilização, de um pequeno, mas coeso e consciente grupo, a Prefeitura de Carangola pagou nessa quinta feira o salário de dezembro. Fica devendo ainda o 13º salário, 50% do salário de novembro aos funcionários da educação e 1/3 das férias


Prefeitura quer comemorar o pagamento do atrasado. Paga primeiro o restante ainda devido e as dívidas. O mérito é da luta daqueles que não se intimidaram.







Nenhum comentário:

Postar um comentário