quinta-feira, 29 de março de 2012

Enquanto Carangola amarga o fechamento do Escritório da EMATER a cidade de Rio das Ostras comemora a abertura.

Enquanto que a cidade de Carangola(MG) amarga o fechamento do Escritório da Emater, em decorrência da Prefeitura não pagar o Convênio, a cidade de Rio das Ostras(RJ) comemora a abertura de um Escritório novo, com maior estrutura e apoio à EMATER.
Vejam a matéria do Site do Diário Rio Ostrense que transcrevemos.

Solenidade marca inauguração do novo escritório da Emater em Rio das Ostras

Na manhã desta quinta-feira, dia 29, foi inaugurado o novo escritório da Emater, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, em Rio das Ostras. O escritório está localizado na Fazenda Parque dos Animais, na estrada municipal, no Âncora. Estiveram presentes na cerimônia a chefe de gabinete, Ângela Toffano do Amaral, representando o prefeito Carlos Augusto, o secretário de Meio Ambiente Max de Almeida, o assessor técnico da Secretaria Ivan Noé, o presidente da Emater Justino Antônio da Silva, além de produtores rurais locais.
         O novo espaço trará mais conforto para o atendimento dos produtores rurais, além de possibilitar o desenvolvimento de projetos. “Teremos um estufa para produção de mudas. Futuramente, pensamos em desenvolver outras atividades”, disse Frederico Muzy, médico veterinário da empresa.

terça-feira, 27 de março de 2012

COM O FECHAMENTO DO ESCRITÓRIO DA EMATER, CARANGOLA FICA DE FORA DE IMPORTANTE PROJETO.

Escritório da EMATER funcionava no
PRÉDIO do Sindicato dos Produtores Rurais.
O escritório da EMATER de Carangola fechou suas portas na semana, em decorrência da falta de pagamento do Convênio pela Prefeitura de Carangola. 
Com isso Carangola deve ficar de fora do importante projeto de apoio à pecuária leiteira promovido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, o MINAS LEITE, que é executado pela EMATER-MG. 
Conheça o projeto que Carangola ficará de fora.

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) vai realizar, neste ano, 50 encontros com os pecuaristas de diversas regiões do Estado para impulsionar a adoção das boas práticas de produção e gestão nas propriedades leiteiras de agricultura familiar. O circuito faz parte das atividades do Minas Leite, programa criado pela secretaria e executado pela Emater-MG.
Até dezembro de 2012, o número de fazendas integradas ao programa, no Estado, deve subir para no mínimo 1.200, pois a meta de expansão é de 15%, diz o coordenador do Minas Leite pela secretaria, Rodrigo Puccini Venturin. Ele enfatiza a importância do circuito para a busca desse crescimento. O objetivo do programa é levar aos pecuaristas de pequenas propriedades orientações sobre gerenciamento e técnicas de baixo custo para aumento da produção e da produtividade. O programa tem um efeito multiplicador. Cada propriedade assistida se transforma numa unidade demonstrativa para outros 10 produtores vizinhos.
Nesta quinta-feira (29), será realizada a primeira das 20 reuniões agendadas para a região Leste do Estado, e o ponto de encontro será o município de Mutum. Localizado na área polarizada pela unidade regional da Emater de Ipatinga, o município já conta com sete propriedades inscritas no programa. Os proprietários dessas fazendas terão oportunidade de apresentar a sua experiência com a utilização das boas práticas de produção e gestão da atividade leiteira. Além disso, poderão agregar novos conhecimentos por meio das palestras técnicas que serão feitas pelos extensionistas da Emater.
Produção aumenta
Contando há um ano com a assistência do Minas Leite, a Fazenda Três Encruzilhadas, de Ailton Marques Pereira, destaca-se pelos resultados em Mutum. De acordo com o extensionista Tiago Tertuliano Pinel, da Emater, a produção leiteira na propriedade, de 15 hectares, alcançou no ano passado a média de 160 litros/dia, volume 26% superior ao de 2010.
“Nos períodos mais favoráveis para a produção, as ordenhas diárias somaram até 200 litros e só houve redução quando entrou a entressafra”, ressalta o extensionista. Já a média obtida pelo conjunto das propriedades leiteiras dos demais municípios vinculados à unidade da Emater em Ipatinga é 155 litros/dia”, acrescenta.  
A Três Encruzilhadas conta atualmente com um plantel de 20 vacas, cinco a mais do que no ano passado, mas este não é o principal responsável pelo aumento da produção, ressalta Pinel. “A melhoria da produtividade por animal é que faz a diferença, e neste caso foram fundamentais as mudanças na alimentação e no manejo dos animais.” 
Para o coordenador de Pecuária da Emater Ipatinga, Aldrin Regiane, foi muito importante a introdução de diversas práticas para a melhoria da qualidade do leite produzido na Três Encruzilhadas. Os animais são submetidos a avaliações periódicas de saúde, na parte de manejo foi introduzida a organização das ordenhas e, para melhorar a alimentação do gado, houve a inclusão de minerais e proteínas.
Aldrin observa também que a qualidade e a segurança alimentar do leite produzido na fazenda foram aumentadas por meio de práticas simples, como a limpeza dos equipamentos de ordenha e a higienização das vacas antes e depois da retirada do leite.
Já para a preservação ambiental e sustentabilidade do projeto houve a recuperação de áreas degradadas, e em seu lugar dos solos abandonados existem pastos. Uma área de um hectare foi reservada para a construção de 28 piquetes com madeira de eucalipto tratada, onde os animais têm acesso direto ao pasto e recebem sal e água, além de volumoso. O número de piquetes possibilita a rotatividade diária dos animais.
Força da extensão
Segundo Rodrigo Puccini Venturin, o testemunho de agricultores familiares já integrados ao Minas Leite será apresentado também nas etapas seguintes do Circuito Leste, envolvendo diversos municípios polarizados pela Emater em Guanhães e Valadares.
Para o secretário da Agricultura, Elmiro Nascimento, os resultados registrados pelo Minas Leite correspondem aos objetivos traçados pela secretaria. “Merece reconhecimento principalmente a atuação da Emater, pois seus extensionistas têm feito um bom trabalho para a qualificação gerencial e técnica das propriedades leiteiras do Estado, fatores básicos para a melhoria de renda dos agricultores familiares, que predominam nesse segmento respondendo por 45% da produção estadual”, finaliza.
Os produtores interessados em aderir ao programa devem fazer sua inscrição em uma unidade da Emater-MG.(Menos em Carangola que o Escritório está fechado por falta de pagamento do Convênio)


quarta-feira, 21 de março de 2012

ESCRITÓRIO DA EMATER DE CARANGOLA FECHOU. POIS PREFEITURA NÃO CUMPRIU COM O PAGAMENTO DO CONVÊNIO.


O Escritório da EMATER de Carangola, fechou suas portas em decorrência da Prefeitura Municipal não cumprir com o pagamento do Convênio.
Uma grande perda para nossa cidade. Pois a EMATER tem desenvolvido diversos programas de apoio à agricultura. Além de ter sido destaque como uma das 6 maiores e melhores empresas no ano passado. Tudo isso em decorrência do trabalho desenvolvido.
Ofício da EMATER para a Câmara Municipal.
O Diretor Regional da Emater , Paulo Alexandre  de Oliveira Carvalho,  enviou um fax para a Câmara Municipal, assim como para a Prefeitura. O conteúdo do Ofício destaca que no ano passado o Prefeito de Carangola já havia pedido o cancelamento do Convênio. Porém voltou atrás e firmou um novo Convênio que em nada foi cumprido seu pagamento. Vindo a EMATER, em decorrência disso, ter que fechar o Escritório de Carangola.


Tivemos acesso ao conteúdo desse ofício. Procurados os representantes do setor na Prefeitura Municipal e o Prefeito para falar sobre esse fechamento do Escritório da EMATER eles não foram localizados.



terça-feira, 6 de março de 2012

ANIVERSÁRIO DE 15 ANOS DA BELA E ANIMADA JOVEM MARIANNA CALDEIRA. UM ESPETÁCULO.

O Aniversário de Debutante da jovem Marianna Caldeira foi todo preparado com muito carinho pela Vovó Lizabeth Carvalho Caldeira e Mamãe Maressa Caldeira. Um espetáculo de Hollywood foi o tema em um dos locais mais agradáveis de toda a região. Tudo aconteceu no Restaurante ESTÂNCIA GOURMET em Alto Caparaó. 

Comunicativa, muito expansiva e elétrica. Essa pequena e bela jovem quis compartilhar com um seleto grupo de amigos e familiares esse grande momento e assim o fez.
Sua chegada triunfal. Uma mesa de Diretora de Cinema especialmente colocada no lugar da estrela principal da festa. Assim ela comandou o espetáculo.
 Um momento forte e emocionante que embargou suas palavras de agradecimento à sua avó Lizabeth Caldeira que foi externado com um forte e caloroso abraço de agradecimento e alegria por tudo. 

Não somente pela "festa dos sonhos" como foi dito nas únicas palavras que conseguiram sair de seus doces lábios. A valsa dançada. O embalo do DJ. 
Os doces, bolos e pratos maravilhosos preparados sob a supervisão do Chefe de Cozinha Eliacir e os adornos e enfeites com a especial ajuda do amigo Geremias Corrêa.
Coisa de Cinema mesmo. Um sonho. Cenas maravilhosas e emocionantes registradas pela lentes de O COMBATENTE que parabeniza à nossa querida TOP COMBATENTE DEBUTANTE e agradeço o especial convite para compartilhar desses maravilhosos momentos dessa grandiosíssima comemoração. 

Chefe Eliacir e Geremias Corrêa colaboradores
 imprescindíveis da grande festa.