sábado, 22 de março de 2014

Cachoeira da Surpresa encanta os participantes do 1º Bike Fest Carangola com sua beleza.



Os participantes do 1º Bike Fest Carangola se encantaram com a beleza e a exuberância da Cachoeira da Surpresa no Cafarnaum em Faria Lemos. Uma breve parada para refrescar e depois seguiram, passando pelo Bicão, até Faria Lemos onde almoçaram e depois retornaram a Carangola.
Nesse domingo tem mais. O trajeto desse domingo será até Caiana pela antiga linha do trem na Parada General. Promete muita emoção e muitas belíssimas surpresas.
Confiram os cliques do Éocombatente 


1 - O 1º BIKE FEST CARANGOLA. Confiram os cliques da largada nesse sábado em Carangola





2 - 

Galera do 1º BIKE FEST CARANGOLA. Cliques do trilhão pela estrada da Fazenda Santa Rita até a Cachoeira da Surpresa no Cafarnaum.







Para continuar visualizando. Clique em mais informações a seguir.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Café da Comunidade de Conceição em Carangola, FRUTO FINO, estará na COPA do MUNDO. Uma trabalho realizado pela empresária, produtora rural e vereadora Julênia juntamente com a Comunidade.

Conceição é a maior comunidade rural de Carangola. Tem uma altitude que varia entre 500 e 1300m e uma área de aproximadamente 200km² circundadas por muitas montanhas e matas sendo assim ideal para a cafeicultura e pecuária. Conceição tem cerca de 500 famílias, todas de agricultores familiares. A cafeicultura (50.000 sacas/ano) faz de Conceição o maior produtor do município. Importante ressaltar que devido à topografia, toda a colheita é feita manualmente ao contrário de outras regiões como a do Cerrado. Recentemente 22 produtoras rurais cafeicultoras estão no Programa de Certificação da Emater em parceria com a IMO Control da Suíça e agora com a UTZ holandesa. Em todos os Concursos Municipais e Regionais de Qualidade do Café os cafeicultores de Conceição estão sempre entre os 15 primeiros colocados.
Com o mercado de café desfavorável para o agricultor familiar, o CCRC-Centro Comunitário Rural de Conceição representando estes cafeicultores tem procurado soluções. Em nome da associação, Julenia Maria Lopes da Silva - empresária, produtora rural, vereadora e líder comunitária fez um convenio com o governo estadual em 2012 para um torrador de café que tem funcionado comunitariamente torrando café para o próprio consumo e para os feirantes. O segundo passo foi criar uma marca de café envolvendo os agricultores certificados. A marca “Fruto Fino” foi escolhida num concurso que envolveu os alunos da escola municipal da comunidade que contribuíram 85 sugestões. Todos os alunos usaram pseudônimos e a vencedora é uma parceira agrícola que justificou sua sugestão desta forma:” ...na minha mão de meeira o café é fruto, mas na mesa de todos, ele é fino.,,”
No pacote tem a etiqueta com o nome do café e região na frente e na parte de trás outra etiqueta com informações da família que produz aquele café, modelo este copiado dos produtores de vinho da Alemanha, idéia de Helmuth Martens, esposo da Julenia. Desta forma o agricultor familiar tem a oportunidade de mostrar com muito orgulho o café de sua propriedade.  O lançamento desta marca foi no Espaço Café Brasil em setembro de 2013 em Belo Horizonte.
Em março de 2014 no 3° Festival do Japão no Brasil organizado pelo Consul Geral do Japão no Brasil, que pessoalmente provou o café e levou alguns pacotinhos para o Japão. O Café Fruto Fino foi também escolhido para ir para as lindas prateleiras da loja “De Lá” na Rua Santa Rita Durão, 919 na Savassi, BH!!. O Café Fruto Fino também marcou presença no estande do Circuito Pico da Bandeira no 6° Salão de Turismo no Minascentro dias 14 e 15 de março atraindo muita gente pelo delicioso cheirinho do café para degustação. E dia 17 de março para coroar o sucesso deste projeto, receberam a excelente notícia de que o CCRC com o Café Fruto Fino foi selecionado para estar no quiosque do MDS no Rio de Janeiro durante a Copa do MUNDO de 16 a 23 de junho como representante de agricultura familiar sustentável! O nome Carangola vai andar na boca e no paladar de muita gente, se Deus quiser!! Destacou Julênia. 

Com informações e fotos JULÊNIA.

sexta-feira, 14 de março de 2014

IMA apreende caminhão com 6 toneladas de carne, na MG 111 e descarta o produto no lixão em Carangola.

Na manha dessa sexta feira(13) na MG 111 o Instituto Mineiro de Agropecuária IMA, através de sua equipe técnica com o apoio da Policia Rodoviária Estadual(PRV) Sgto Luciano e CB Soares, apreenderam uma carga de carne de um caminhão do AP Frigorífico de Eugenópolis(MG) avaliada em cerca R$100.000,00. Foram quase 6 toneladas de carne que foram apreendidas e descartada no lixão de Carangola. 
O motivo da apreensão, segundo os técnicos IMA, é a falta de carimbo da Fiscalização Sanitária e a autorização para comercialização do produto em outro município diferente do local do abate. No caso o Selo de Inspeção Sanitária Estadual ou Federal.
Os proprietários do Frigorífico estiveram no local na tentativa de evitar que o produto fosse jogado fora. Segundo o Fiscal do IMA esse é um procedimento padrão.