sábado, 30 de março de 2013

CELEBRAÇÃO DA VIA CRUCIS COM SUBIDA AO CRUZEIRO REUNIU VÁRIOS FIÉIS

Uma tradição que atrai inúmeros fiéis é a celebração da Via Crucis, com a subida ao Cruzeiro em Carangola. Os fiéis se reuniram na Igreja Nossa Senhora Aparecida no Triângulo nessa sexta feira santa e de lá saíram em procissão até o alto do Morro do Cruzeiro.Quando ainda era madrugada. 
Durante o percurso em procissão paravam em pontos pré definidos como o caminho percorrido por Jesus Cristo até o Calvário. A Via Crucis.
Padre Jamir guiou os fiéis até o alto da montanha, onde se localiza o símbolo maior de fé. O cruzeiro.
As fotos foram feitas por Wellington Produções.





























quinta-feira, 28 de março de 2013

Subida ao Cruzeiro nessa 6a Feira Santa às 5h da manhã. Uma tradição Carangolense.


Dentro das comemorações e celebrações da Semana Santa nessa 6a feira haverá a Procissão da Via Crucis, com a  subida ao Cruzeiro às 5h da manhã, saindo da Igreja Nossa Senhora Aparecida no Triângulo, uma tradição da 6a feira Santa de décadas em Carangola. 

Às vezes ficamos querendo criar alternativas de desenvolvimento e nos esquecemos das tradições culturais de nossa gente e de nossa Terra. Não adianta querer reinventarmos a roda. Temos apenas que enxergar as oportunidades e "botar a roda para girar".
Há muito venho defendendo a criação da VIA CRUCIS no morro do CRUZEIRO. Assunto esse levado até à família proprietária do imóvel. Os saudosos Dona Ana e Sr. Ismael. Que prontamente aprovaram o projeto e a ideia.  Cabe à atual administração municipal dar continuidade a esse importante projeto sem que antes outros copiem e queiram se intitular pai da ideia.  Pois a ideia foi criada pelo primeiro Carangolense que lá fez sua peregrinação. 
A criação da VIA CRUCIS não pode impedir uma outra tradição desse local. A subida dos motociclistas no morro do cruzeiro. Uma das mais emocionantes partes de qualquer trecho de trilha de toda a região. Não devemos deixar que interesses particulares acabem com essa grande tradição. 
Quando o Cruzeiro caiu em 16 de janeiro de 1997, foi de moto que eu lá subi, fiz a fotos e já saí de lá com a ideia de buscarmos parcerias para a sua reconstrução. Coloquei a notícia em todos os jornais e imediatamente um grupo de Carangolenses, liderados pelo saudoso Dr. Maurício Valladão - que por ter sido seu pai que fez o projeto do Cruzeiro, nos apoiou em nossa iniciativa. A obra não custou nada aos cofres públicos, foi patrocinada por inúmeros Carangolenses e a reforma foi toda feita pelo Sr. Otto em um trabalho artesanal.
Vale registrar que a confecção do Cruzeiro foi realizada pelo patriarca da Família Ladeira, Sr. Acrísio Ladeira.
Ele foi todo montado ao lado do Posto Marechal e no dia em que o Cruzeiro estava sendo levado par ao alto do morro. Conta a história que os fiéis não estavam aguentando o peso do Cruzeiro sobre suas costas e o Padre à época subiu sobre o Cruzeiro, o benzeu e benzeu a todos. Com isso o cruzeiro ficou mais leve e todos conseguiram carregá-lo morro acima e com o Padre ainda sobre o mesmo. Literalmente montado em cima do Cruzeiro. Muita fé e devoção. 
Essa tradição deve ser mantida e no local se construir as 14 estações da VIA CRUCIS. Uma importante obra que incrementa a indústria do turismo religioso local e regional.
Há também condições de se recuperar uma antiga estrada para que veículos possam ir lá. Facilitando o acesso a todos que queiram estar lá e muitas das vezes são impedidos por não poderem caminhar.
EOCOMBATENTE.COM registrou a peregrinação em 2012. Vejam os Cliques: Centenas de pessoas participaram da Via Crucis com a Subida do Morro do Cruzeiro nessa quarta feira em Carangola.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Uti Neo Natal da Casa de Caridade de Carangola foi inaugurada com a presença do Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais Dr. Antônio Jorge.

Foi inaugurada na Casa de Caridade de Carangola a UTI NEO NATAL Dr. João Hipólito Sobrinho, na manhã dessa sexta feira(08), com as presenças na Mesa Principal: Dr. Antônio Jorge - Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais; Dr. Fernando Quintão Hosken Filho - Provedor da Casa de Caridade de Carangola; César Ricardo - Prefeito de Carangola, Sebastião Costa - Deputado Estadual; Dra Soraia Carvalho - Diretora da DRS Manhumirim; Dra Ana Carla - Secretaria de Saúde de Carangola; Otávio Fonseca de Oliveira - Presidente da CMC e Dr Valério Hipólito - Filho do homenageado com a denominação da UTI NEO NATAL Dr João Hipólito. Além de inúmeras autoridades civis, militares e eclesiásticas presentes.
Todo o Cerimonial foi apresentado por Dr. Cláudio Morando
Primeiramente o Secretário Dr. Antônio Jorge, juntamente com o Provedor da CCC Dr. Fernando e os familiares de todos os homenageados descerraram as placas comemorativas. São esses os Homenageados:
- Dr. Vasco Lauria da Fonseca (IN MEMORIAN)
- Dr. Emílio Soares Machado de Gouvêa (IN MEMORIAN)
- Dr. José Amaro de Andrade (IN MEMORIAN)
- Dr. Fernando Quintão Hosken (IN MEMORIAN) e
- Dr. Antônio de Pádua Rodrigues (INTER VIVOS) 
Com a palavra o Deputado Sebastião Costa lembrou do início da luta que culminou com essa conquista. (Vejam a narrativa dessa história de luta que culminou com essa grande conquista. Clique Aqui) e parabenizou a todos pelo empenho.


O Prefeito César Ricardo destacou ser um grande momento para Carangola. O início das muitas conquistas que ele tanto almeja e que defendeu em sua campanha esse desenvolvimento. Lembrou da importância da saúde em Carangola. Destacando o papel importante das 2 grandes entidades: A Casa de Caridade de Carangola e o Hospital Evangélico de Carangola. Aproveitou para solicitar o apoio do Secretário Antônio Jorge às solicitações e necessidades que a área de saúde e as entidades de Carangola necessitam.
O Provedor da CCC Dr. Fernando Quintão Hoskem Filho destacou o quanto a equipe se sente gratificada com o sucesso do trabalho e aproveitou para revindicar a pactuação e o credenciamento em Serviços deAlta Complexidade em Neurocirurgia Hemodinâmica. Ressonância Nuclear Magnética e agora o credencimento dos 4 leitos de UTI NEO NATAL. Já que somente 6 leitos estão credenciados.
Em suas palavras de agradecimento à Homenagem a seu pai prestada, com a denominação de UTI NEO NATAL Dr. João Hipólito Sobrinho, o Dr. Valério Hipólito  narrou fatos interessantes da vida de seu pai e a história de sua vinda para Carangola e toda sua dedicação e seu trabalho. Agradeceu a lembrança e a homenagem em nome de toda a família e seus irmãos.
Em suas palavras, o Secretário de Saúde de Minas Gerais, Dr. Antônio Jorge disse estar muito satisfeito em ouvir as palavras ditas que a Saúde é a prioridade de Carangola e de sua administração e que está aliada ao projeto de desenvolvimento. Pois considera essa ser a chave de qualquer pilar estrutural de desenvolvimento de uma Cidade, Estado e Nação. Ele ainda falou dos importantes programas desenvolvidos pelo Governo do Estado de Minas Gerais na Atenção às Gestantes e que, em reunião no dia 15/03 em Juiz de Fora, irá discutir a implantação desse programa na região. Cabendo esse programa perfeitamente à posição que Carangola ocupa na região como referência na saúde. Convocando e assumindo um compromisso público de implantar também em Carangola uma Unidade de Urgência e Emergência. Modelo em todo o País e desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Declarou também que a Casa de Caridade de Carangola será "elevada de posição" pelos seus trabalhos realizados e receberá com isso um maior valor de repasse dos serviços prestados. 
Logo após foi descerrada a placa, feita uma visita à unidade da UTI NEO NATAL e também o Secretário Antônio Jorge fez questão de visitar o Pronto Socorro da CCC para verificar a viabilidade da instalação da Unidade de Urgência e Emergência no local e outras dependências da CCC.
O Capelão Lucas fez uma oração em benção à inauguração da UTI NEO NATAL.
Ainda foi realizada uma reunião com toda a Diretoria da CCC, o Secretário Antônio Jorge, o Prefeito César Ricardo e o Vice Flavinho para discutirem as revindicações feitas e as soluções apresentadas.   
Com essa inauguração e as perpectivas ora apresentadas. Carangola se destaca no Cenário da Saúde Regional como Pólo de Referência. Um grande passo para o desenvolvimento e o crescimento de Carangola. 
Confiram os registros do EOCOMBATENTE.COM.BR dessa solenidade marcante na História de Carangola e das ilustres presenças.